
O Baré Esporte Clube, o “Índio da Consolata”, apresentou na tarde deste sábado, 17, em coletiva à imprensa realizada na Chácara do Thomé, onde está localizado o CT Aldeia do Índio, o elenco que vai defender as cores barelistas na temporada 2026, no Campeonato Roraimense e na Copa do Brasil.
O time também apresentou o novo uniforme que vai vestir os atletas nas duas competições. A camisa traz um selo comemorativo dos 80 anos da história do clube, traços indigenas adornam as laterais da camisa e duas estrelas no peito marcam as conquistas do Copão da Amazônia.
Com um plantel mesclado de jogadores experientes e muita gente nova, o “Mais Querido” está com metas audaciosas para esta temporada, entre elas buscar o título estadual que não vem há 15 anos (o último foi em 2010) e também tentar passar de fase na Copa do Brasil, que também não disputa há 15 anos.
O presidente Oziel Araújo disse que, apesar de o Baré ter a quinta folha de pagamento entre os clubes que disputarão o Estadual, ele confia no elenco, na Comissão Técnica e no projeto de trabalho que o clube montou para esta temporada.

“Hoje eu tenho aqui do meu lado o Pedro que teve o acesso da Série D para a Série C, hoje eu tenho aqui do meu lado um CEO que subiu da Série D para a Série C também. Temos jogadores aqui que passaram por Bahia, Atlético Mineiro, Náutico, times que passaram de Série A, Série B, Série C. Então a gente tem hoje a quinta folha do campeonato, mas eu não troco meu time por nenhum deles, porque a gente fez com capacidade, a gente fez com expertise, os jogadores abraçaram o projeto e graças a eles, nós temos um time competitivo, porque eles aceitaram o projeto, entendem onde o Baré está e onde o Baré quer chegar”, pontuou io presidente.
O técnico Pedro Chaves, de 33 anos, que tem carreira marcante pelo futebol paraense, com passagens vitoriosas pela base do Remo e Paysandu, disse que o elenco está motivado e um ponto chave na montagem do plantel foi trazer jogadores que tivessem “energia” e vontade de jogar pelo Baré.
“O que mais me preocupa no elenco é a qualidade técnica. Esse é um elenco de grande qualidade técnica e de uma condição financeira razoável. E a vontade de vencer, isso para mim é muito mais importante do que qualquer coisa. Os atletas têm muita fome, estão com muita vontade, e isso vai do mais velho ao mais novo. E a questão da titularidade, eu vejo como um estado de momento. Ninguém é titulado absoluto, tem que se provar no dia a dia, nos treinos, nos jogos”, detalhou o treinador, que conseguiu o acesso na série D do Campeonato Brasileiro 2025 para série C 2026 com a Inter de Limeira, na função de auxiliar técnico.
O zagueiro Airton Jr., um dos mais experientes do elenco, disse que está muito feliz de poder defender o Baré e parabenizou a Diretoria e Comissão Técnica pela formação do plantel.
“Estão de parabéns porque formou um time de homens, homens que têm fome, homens que têm sede. E as minhas expectativas são as melhores possíveis. O projeto que foi nos enviado através do nosso CEO foi um projeto de reconstrução. E todos nós aceitamos esse convite para cooperar com essa reconstrução. E não é só de um clube, é de um gigante. Porque um clube que tem 80 anos de idade não é para qualquer um. Então nós estamos imbuídos nessa reconstrução e eu tenho certeza que vai dar tudo certo”, afirmou o atleta.

Baré abre temporada contra o Monte Roraima
O Índio da Consolata faz seu primeiro jogo da temporada na abertura do Campeonato Roraimense no próximo dia 24 de janeiro, sábado, a partir das 17h, no Estádio Canarinho, contra o Monte Roraima.
E o presidente Oziel Araújo já faz o convite para que a torcida barelista se faça presente no estádio para empurrar o time, junto com a bateria do índio, que estará nas arquibancadas entoando o coro do Mais Querido.
“Mais uma vez, desde o ano passado, a gente tem feito ações pré-jogo, no Mestre Cervejeiro, a gente fez ali um local de acolhimento com os nossos torcedores, onde tem esquenta que é bem legal ali. Inclusive, eu quero convidar todos vocês, já que dia 24 tem o nosso primeiro confronto”, concluiu o presidente.
Conheça o elenco do Índio da Consolata
Goleiros: Vinicius, Dênis e Angola
Zagueiros: Airton Jr., Thiago Mina, Luciano e Renan
Laterais: Adilson, Marcos Bahia, Anderson e Bruno Gabriel
Volantes: Danilo Pires, Paulo kareca, Daniel Lopes e Simioni
Meias: Deco, Barrozo e Macaé
Extremos: Carlinhos, Julisson, Denilson, Ryan e Kakim
Atacantes: Carlos Sá e Peu
Comissão Técnica
Técnico: Pedro Chaves
Auxiliar Técnico: Júlio Basílio
Segundo Auxiliar: Gilberto Júnior
Preparador Físico/Fisiologia: Roberto Onety
Treinador de Goleiros: Darmison (Macarrão)
Auxiliar Treinador de Goleiros: Jordão
Análise de Desempenho de Mercado: William Mesquita
Supervisor de Futebol: Yago Rocha
Gerente Administrador de Futebol: Claudio Marcos
Mordomo: Josivan Silva
CEO: Diego Hidalgo
Presidente: Oziel Araújo

