Batedores do Exército Brasileiro participam de treinamento ofertado pelo SAMU-BV

A manhã desta sexta-feira, 5, foi inteiramente dedicada aos aprendizados que poderão salvar vidas. – Fotos: Semuc/PMBV

A procura pelos cursos do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Prefeitura de Boa Vista está crescendo e, dessa vez, os atendidos foram os batedores da escolta do Exército Brasileiro que atuam em Roraima. Os motociclistas militares fizeram um treinamento de avaliação primária em vítimas de trauma nesta sexta-feira, 5, ministrado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O curso durou quatro horas e os aprendizados que ocorreram neste período poderão salvar vidas. “Andar de moto pode ser muito arriscado e esse é o principal elemento de trabalho dos batedores, então o treinamento de assistência em caso de acidente ensina o que fazer para garantir a segurança da vítima até a chegada dos socorristas. É um ensinamento para a vida, tanto profissional quanto pessoal”, afirmou o diretor do SAMU, Luciano Coutinho.

“Agora vou saber exatamente o que fazer!”

O sargento Luis Moura está no exército brasileiro desde 2015. Ele contou que, durante o trabalho, os batedores fazem a escolta de matérias perigosas, autoridades e ficam responsáveis por demais atividades que demandam a posição em cima da moto, enquanto circulam pelo trânsito de Boa Vista. Ano passado, quando estava atuando em Manaus, o sargento presenciou o acidente de um dos colegas da unidade.

“Felizmente, socorristas do SAMU estavam próximos e ele rapidamente recebeu os cuidados necessários, mas isso pode acontecer a qualquer momento. A metodologia em Boa Vista é muito interessante. É prática mesmo. Um acidente pode acontecer até dentro de casa e saber exatamente o que fazer é fundamental para nós. O treinamento é focado para o trabalho, mas vamos usar em todas as áreas das nossas vidas”, disse Moura.

Foco e atenção: Os cuidados seguem uma sequência de ações

Em caso de acidente, os batedores deverão saber como retirar o capacete e movimentar a vítima corretamente, além de coletar informações importantes e repassá-las aos socorristas assim que a ambulância chegar no local. Durante o treinamento, os profissionais do SAMU repassam as instruções seguindo uma sequência de letras. Isso garante que o aprendizado não seja esquecido com facilidade.

X: Verificar hemorragias graves que precisam de atenção imediata para evitar choque e morte.

A: Garantir que as vias aéreas estejam desobstruídas e estabilizar a coluna cervical.

B: Avaliar a respiração por meio do ritmo, frequência e qualidade.

C: Checar a circulação, pulso, temperatura e perfusão capilar.

D: Avaliar o estado neurológico da vítima.

E: Tratar a hipotermia.

Bruna Norales
Topo