Bloco “Afoxé dos filhos de Iemanjá” faz seu primeiro Grito de Carnaval neste sábado

A ação faz parte de um projeto social destinado aos bairros das periferias de Boa Vista. – Fotos: José Antonio Paolini (Bilongo)

Combater o preconceito e a intolerância religiosa por meio da arte com músicas, batucada e danças é o principal objetivo do mais novo bloco de rua da periferia de Boa Vista, o Afoxé dos filhos de Iemanjá.

Os ensaios acontecem na Praça do bairro Nova Cidade e neste sábado, 3, o grupo realiza sua primeira apresentação no Primeiro Grito de Carnaval do bloco que vai contar com as atrações da cantora Euterpe, Ernandes Dantas, Orion do Cavaco, Chicão Show, Ná Balada, Grupo Maneiras Samba&Pagode e show com a performance da Thamires. O evento é gratuito e inicia às 18h na Rua Rio Guaíba, 828, bairro Bela Vista.

Mais que um bloco de rua, a ação faz parte de um projeto social destinado aos bairros das periferias de Boa Vista, formado pelas comunidades de matrizes afrodescendentes, povos de terreiros e sociedade em geral com cantos e o ensino de instrumentos musicais, tendo como público principal a juventude.

“A intenção do projeto é integrar as comunidades com a música, dança e cultura trazendo conhecimento musical nunca visto no nosso estado que é o Afoxé da Bahia. E um bloco inédito que viemos implementando em Roraima desde o último trimestre de 2023”, explicou José Paolini, integrante do bloco e instrutor do projeto.

Afoxé é o nome de uma manifestação popular de origem africana. Além de ser o nome da expressão artística, é como se chama o instrumento musical utilizado nesse traço da cultura popular brasileira, típico do folclore. Presente no candomblé, o afoxé homenageia um orixá. Por esse motivo, pode ser considerado um candomblé de rua, e inclusive é tido por alguns como uma espécie de Maracatu.

O nome Iemanjá tem origem no idioma africano yorubá, sendo o termo “YéyéOmóEjá”, “mãe cujos filhos são peixes”, é celebrada hoje, dia 02 de fevereiro. É cultuada tanto na umbanda como no candomblé, considerada como a mãe de quase todos os orixás. Ela é sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Programação: 03/02 “Primeiro Grito de Carnaval 2024” do Bloco Afoxé dos filhos de Iemanjá, às 18h, na Rua Rio Guaíba, 828, entrada gratuita; 10/02, desfile no Carnaval de Boa vista e 11/02 desfile no Carnaval do Bairro Nova cidade. Saiba mais pelas redes sociais @afoxedosfilhosdeiemanja.

Serviço

O que: Primeiro Grito de Carnaval 2024 do bloco “Afoxé dos filhos de Iemanjá”

Quando: 03/02, às 18h

Onde: Rua Rio Guaíba, 828, bairro Bela Vista.

Contatos: Delmiro Freitas (95)99148-1449 e Jose Paolini (95)99904-8972

Evilene Paixão

 

Veja também

Topo