O Boa Vista Junina segue em frente com todo brilho e prestígio e hoje tem uma das principais “estrelas” da festa, a Maior Paçoca do Mundo, marcando sua presença nesta sexta-feira, 7, no Maior Arraial da Amazônia. A iguaria tipicamente roraimense será pesada a partir das 19h, na Casa de Farinha que se encontra na Praça Fábio Marques Paracat. A expectativa é servir 20 mil pessoas em quatro horas de distribuição.
E a meta é ultrapassar a pesagem do ano passado, que foi de 1 tonelada e 264,5 kg. E, para superar essa marca, foram utilizados 2.800 kg de carne bovina, 520 kg de farinha de mandioca, 170 kg de cebola e 42 kg de manteiga. Além disso, para acompanhar a iguaria serão distribuídos 1.400 kg de banana.
Antes mesmo de ser servida, a Maior Paçoca do Mundo ganhou as telinhas do Brasil, sendo destaque no programa Mais Você, da Rede Globo. Brasileiros de todos os cantos do país conheceram como é preparada uma das maiores paixões gastronômicas da nossa terra.
E vem novidades por aí!
A Maior Paçoca do Mundo esse ano será avaliada por uma equipe do Guinness World Records (Livro dos Recordes), que está acompanhando todo o processo, desde o início da produção até o momento da pesagem (saiba mais abaixo).
Outra novidade boa está na embalagem da paçoca que virá em dobro. Ano passado era de 50g, agora, a Prefeitura de Boa Vista aumentou para 100g.
E como ela nasceu no Boa Vista Junina?
A iguaria surgiu em 2015 em comemoração dos 15 anos do Boa Vista Junina. Desde então, a paçoca com “gostinho” roraimense tem acumulado recordes. Confira a seguir os marcos alcançados:
· 1ª edição (2015) – 500 kg
· 2ª edição (2016) – 775 kg
· 3ª edição (2017) – 856 Kg
· 4ª edição (2018) – 1.023 Kg
· 5ª edição (2019) – 1.050 Kg
· 6ª edição (2022) – 1.131 Kg
· 7ª edição (2023) – 1 tonelada e 264,5 kg
Critérios para o Selo do Guinnes Wolrd Record
Entre as regras para a avaliação, o Guinness determina que o evento deve ocorrer em local público ou em local aberto à fiscalização pública. O recorde deve ser medido em quilogramas (kg) com aproximação de 0,001 kg, com o equivalente também dado em libras (lb) e onças (oz), em termos métricos e imperiais. O registro será baseado no peso da paçoca pronto para consumir.
Deve-se informar também a quantidade de pessoas que fizeram o prato, bem como a quantidade de horas gastas no preparo e no cozimento. São cerca de 15 profissionais dedicados ao preparativo da maior paçoca do mundo, uma equipe liderada por um chef e uma nutricionista, seguindo todas as recomendações da Vigilância Sanitária, assim como estabelece os critérios do Livro dos Recordes e como já é praxe da prefeitura.
A preparação da paçoca dura cerca de 40 horas, divididas em cinco dias. A iguaria é feita em forno a lenha com madeira de reflorestamento.