Bonfim: Governo de Roraima inaugura ponte de concreto na comunidade Alto Arraia

Entrega representa o compromisso assumido com os moradores da Serra da Lua e comunidades vizinhas, que dependem da rodovia para transporte, produção e deslocamento diário. – Fotos: Arthur Farias

O Governo de Roraima inaugurou, nesta sexta-feira, 28, a ponte de concreto de 40 metros sobre o Igarapé do Arraia, localizada na RR-206, na comunidade Alto Arraia, município de Bonfim. A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 5 milhões do Tesouro Estadual.

A nova estrutura substitui a antiga ponte de madeira, que estava deteriorada e comprometia a segurança da comunidade. Além da ponte, o Governo executou serviços de preparação do terreno, fundações, montagem da estrutura de concreto e aço, pavimentação, sinalização vertical e horizontal e construção dos acessos, garantindo trafegabilidade segura aos condutores.

A entrega da ponte do Igarapé do Arraia faz parte do conjunto de investimentos estruturais realizados pelo Governo de Roraima na malha viária. Somente em vicinais, já são cerca de 5 mil quilômetros recuperados, com investimento superior a R$ 189,5 milhões. No Estado, mais de 1.000 pontes de madeira foram construídas nos últimos anos, além de 10 pontes de concreto já entregues nos municípios de Alto Alegre, Bonfim e Mucajaí.

O governador Antonio Denarium destacou que a entrega representa o compromisso assumido com os moradores da Serra da Lua e comunidades vizinhas, que dependem da rodovia para transporte, produção e deslocamento diário.

“Fizemos o compromisso de construir as pontes de concreto. Primeiro foi inaugurada a ponte do Jauari, e hoje aqui no igarapé do Arraia estamos entregando uma nova ponte de 40 metros, com aterro novo, asfaltado e toda sinalização horizontal e vertical. Foi investido aproximadamente 5 milhões de reais para executar essa obra tão importante para o município. Já inauguramos mais de 5 mil quilômetros de estrada e mil pontes por todo o Estado”, afirmou.

O vice-governador e secretário de infraestrutura, Edilson Damião, informou que a ponte do Alto Arraia é um marco estrutural, sendo a primeira ponte de 40 metros sem apoio central construída no Estado. Ele reforçou que a obra põe fim em um problema histórico que isolava a comunidade e toda a região.

“A gente tinha o asfalto, mas não tinha o acesso, e o governador determinou que a Secretaria de Infraestrutura fizesse o projeto. Um dos primeiros projetos de ponte de concreto foi esse daqui. Estamos muito felizes em acabar de vez com esse problema que por anos isolou a comunidade do Alto Arraia. Essa obra é para a comunidade, e tenho certeza de que é uma solução definitiva para os problemas de tantos anos de isolamento”, frisou.

A entrega da obra realiza um sonho antigo das famílias do Bonfim que aguardavam pela melhoria na trafegabilidade da estrada, principalmente para escoamento de produção agrícola e deslocamento de veículos para prestação de serviços essenciais, como saúde e educação.

O prefeito de Bonfim, Romualdo Feitosa, enfatizou o compromisso do Governo do Estado com o município e reforçou que a estrutura garante mais segurança e mobilidade para quem depende da estrada diariamente.

“É uma satisfação estar aqui porque sabemos da necessidade que essa região tinha de ter segurança na trafegabilidade. Hoje está tendo, graças ao empenho, dedicação e compromisso do governador com o Estado e com o município de Bonfim. Por muitos anos essa ponte foi esperada por inúmeras famílias, e hoje o sonho se tornou realidade. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado e a todos que acreditam no trabalho realizado”, celebrou.

Povos conectados

Além da inauguração da obra de infraestrutura, também foram entregues 88 certificados de cursos promovidos pelo Ierr (Instituto Estadual de Educação de Roraima). Do total, foram 29 de Informática Intermediária ministrados na comunidade Alto Arraia e 59 de Informática Básica na comunidade do Moskow.

As formações integram o projeto Povos Originários Conectados do Ierr, que amplia o acesso à tecnologia e à inclusão digital em comunidades indígenas, oferecendo capacitações de 60 horas nas áreas de informática, montagem de computadores, audiovisual mobile e programação.

A reitora do Ierr, Leila Perussolo, ressaltou que estas entregas fortalecem a qualificação profissional no interior do Estado.

“Estamos aqui, além da ponte e da Rede do Bem, trazendo certificados de informática intermediária. Já entregamos informática básica, informática intermediária e um curso de manipulação de alimentos e primeiros socorros. A gestão do governador e do vice-governador é uma gestão de trabalho em todas as áreas, de fardamento a cursos de qualificação, que têm potencializado nossos jovens para o mercado de trabalho. É uma gestão de compromisso que merece seguir em frente”, finalizou.

Ana Carolini Gama

Veja também

Topo