O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) certifica, nesta segunda-feira, 11, a primeira turma do curso de formação inicial e continuada (FIC) Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros. Iniciado em 13 de maio de 2024, o curso foi oferecido no turno vespertino, tendo como foco a população guianense, que só tem permissão para cruzar a fronteira durante o dia.
Pioneira, a iniciativa teve como objetivo proporcionar aos participantes o aprendizado do português e, ao mesmo tempo, uma imersão na cultura brasileira. A proposta visou à integração social, ao entendimento intercultural e à abertura de novas oportunidades para estrangeiros residentes no Brasil, especialmente em razão do fluxo migratório de venezuelanos e da proximidade com a Guiana.
A primeira turma foi composta por alunos guianenses e venezuelanos, refletindo a diversidade e o caráter acolhedor do curso. Com uma abordagem prática e contextualizada, a formação possibilitou que os participantes aprendessem o português por meio de situações reais, tendo a chance de explorar elementos culturais do Brasil, como música, gastronomia, história e tradições regionais. O aprendizado foi complementado pela realização da I Feira Cultural e Gastronômica da Tríplice Fronteira no dia 20 de agosto.
Uma das alunas que será certificada é Vanda Ana da Silva, da etnia wapixana e falante da língua nativa e do inglês. Ela compartilhou sua experiência no curso, destacando as dificuldades iniciais, mas também a evolução ao longo das aulas. “Agradeço aos professores a paciência, pois, por exemplo, eu levantava a mão o tempo todo para perguntar e aprendi que o português não é fácil, mas, com o tempo e a prática, a gente vai aprendendo”, disse.
Para a diretora do CAB, Maria Eliana, a oferta do curso reflete o compromisso do campus com a inclusão, a diversidade e a integração social. “Estamos muito felizes em certificar a primeira turma desse curso FIC, pois sabemos que, para muitos estrangeiros, aprender o português é o primeiro passo para se sentirem realmente parte do Brasil e para compreenderem melhor a riqueza da nossa cultura”, afirmou.
A cerimônia de certificação será realizada no CAB, localizado na Avenida Tuxaua de Faria, s/n, Bairro 13 de Maio, na sede do Município do Bonfim.