![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/pcrrpalestrabonfim1.jpeg)
Com o objetivo de combater o superendividamento e golpes financeiros, a DDCON (Delegacia de Defesa do Consumidor), da PCRR (Polícia Civil de Roraima), realizou na nessa quarta-feira, 12, uma palestra com o tema “Meu Dinheiro Blindado”. A programação, voltada para os servidores públicos, aconteceu no auditório do Tribunal do Júri, no município de Bonfim, e foi realizada em parceria com o MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima)
A palestra foi dividida em dois temas: “Golpes Virtuais”, que foram ministrados pelo delegado adjunto da DDCON, Eduardo Patrício, e “Superendividamento”, abordado pelo Promotor de Justiça da Cidadania do Consumidor do MPRR, Adriano Ávila.
De acordo com o promotor do MPRR, o evento é resultado de estudos sobre os altos índices de pessoas que sofrem endividamento e golpes virtuais no Estado.
“Tanto na Delegacia de Defesa do Consumidor como na Promotoria do Consumidor, normalmente as pessoas só procuram quando o problema já está consolidado. Por isso, tomamos essa iniciativa de procurar alertar a população por meio de palestras, especialmente por meio de multiplicadores, que são os professores, para que a população saiba previamente dos riscos que ela corre”, pontuou o promotor.
O delegado Eduardo Patrício destacou a importância do tema abordado.
“A ideia foi conscientizar as pessoas, mostrar como os golpes ocorrem e como se prevenir, para evitar que sejam vítimas. Ou seja, é uma forma de prevenção contra fraudes virtuais”, ressaltou.
O delegado também destacou a importância de as vítimas procurarem as autoridades policiais o quanto antes para buscar ajuda.
“É de grande importância que procurem a Delegacia o mais rápido possível, pois como a transferência, em casos de golpes, é feita em dinheiro e por Pix, quanto mais rápida for a comunicação e a investigação, maior a probabilidade de a vítima reaver o dinheiro”, disse.