Brasil mais Seguro: perita da PCRR participa de capacitação para lideranças femininas

Objetivo principal do evento é capacitar essas profissionais e discutir estratégias para ampliar a participação feminina nos espaços de segurança pública. – Fotos: Ascom/PCRR

A perita criminal da PCRR (Polícia Civil de Roraima) Érica Veras foi selecionada para participar do Seminário Mulheres na Liderança por um Brasil mais Seguro, promovido pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O evento iniciou na terça, 17, e se estende até esta sexta-feira, 20, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).

No evento, Érica representa a perícia oficial de natureza criminal da Região Norte. O encontro reúne 42 mulheres representantes de diversas forças de segurança pública do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) de todas as unidades da Federação.

O objetivo principal do evento é capacitar essas profissionais e discutir estratégias para ampliar a participação feminina nos espaços de segurança pública.

Um dos momentos mais marcantes do seminário, conforme explicou Erica Veras, foi a aula magna da Ministra Cármen Lúcia, que destacou a importância do papel da mulher na construção de um Brasil mais seguro.

“A ministra Cármen Lúcia é reconhecida como uma referência de liderança feminina e inspirou todas as participantes ao enfatizar a necessidade de inclusão das mulheres nos espaços de decisão, especialmente na segurança pública”, frisou a perita.

Além do seminário, Veras também participa de um curso que tem como meta fortalecer o protagonismo feminino nas instituições de segurança. “Durante essa formação, as participantes estão aprendendo sobre liderança e gestão de pessoas com profissionais renomadas de diversas áreas, cujas trajetórias de vida inspiradoras mostram que todas têm a capacidade e o direito de ocupar espaços de liderança em suas instituições”, disse.

Érica ainda expressou a gratidão em ser a única representante de Roraima no evento, destacando a importância de sua participação em nome de todas as profissionais que atuam na segurança pública do Estado, incluindo a PMRR (Polícia Militar), o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar) e a Polícia Penal.

“Esse evento representa um passo importante na promoção da equidade de gênero e na valorização das mulheres nas forças de segurança, tornando-se uma plataforma vital para a construção de um futuro mais seguro e inclusivo para todos”, concluiu.

Além da ministra Cármen Lúcia, o seminário contou com a presença de outras autoridades, incluindo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a ministra de Gestão e Inovação Externa, Esther Dweck, a ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, e o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, além da juíza do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e ouvidora do STF, Flávia Martins.

Jéssica Laurie

Veja também

Topo