Os atos de bravura e compromisso com o ser humano, feitos por Policiais e Bombeiros Militares de Roraima, foram reconhecidos com a aprovação de Moções de Aplausos pela Assembleia Legislativa de Roraima na sessão ordinária desta terça-feira, 15).
Apresentada pelo deputado Dr. Meton (MDB), a primeira aprovação ocorreu a Moção de Aplauso nº 41/2024, destinada ao coronel Anderson Carvalho de Matos, ao subcomandante Gewrly Batista e a todos os bombeiros militares envolvidos na missão de combate ao incêndio de grandes proporções, no dia 9 de outubro, em uma loja de tecidos no Centro de Boa Vista.
Mais de 100 bombeiros militares, entre os plantonistas e os de folga, participaram do combate que durou mais de oito horas de trabalho. As equipes foram acionadas por volta de 12h para controlar as chamas iniciadas no terceiro andar do edifício que é cercado por outros prédios e moradias. O controle ocorreu por volta das 20h, sem interrupções.
Outro ato heroico reconhecido pelos parlamentares, foi o salvamento de duas vítimas de um grave acidente ocorrido no dia 7 de outubro, na BR 432, no município do Cantá. O subtenente Policial Militar Isaque Pereira, mesmo à paisana, realizou os primeiros socorros com uso de habilidades técnicas, sendo a ação essencial para salvar a vida das pessoas envolvidas no acidente de trânsito.
As vítimas foram atendidas, em seguida, por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A Moção de Aplauso nº 42/2024 é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Requerimentos
Os parlamentares aprovaram ainda, de maneira simbólica, dois requerimentos para realização de sessão especial e audiência pública na Assembleia Legislativa e em Caracaraí, respectivamente.
Programada para o dia 30 de outubro, uma sessão especial a partir das 9h30 para a entrega da Comenda “História Viva de Roraima” e o lançamento do projeto “BR 174 Caminhos de Roraima”. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio.
“Resgate de toda a construção da BR 174 para homenagear os homens e mulheres que, com toda dificuldade, participaram deste processo. Uma homenagem justa, merecedora, só nós sabemos a importância da BR 174 nas nossas vidas”, ressaltou Sampaio.
Alterada a data da audiência pública em Caracaraí, prevista para o dia 24 de outubro, para o dia 7 de novembro, na Cidade-Porto. A proposta será discutir o Projeto de Lei nº 167/2024 que altera a Lei nº 1540/2021, que proíbe a pesca do peixe Tucunaré da Amazônia e a pesca esportiva nos rios Água Boa do Univini, Itapará, Xeruini e Jufari. O Requerimento nº 117/2024 para a redesignação da data, foi apresentado pelo deputado Soldado Sampaio.
“Esta alteração foi uma solicitação das entidades de Caracaraí e Rorainópolis, queremos aprofundar a discussão para a construção deste PL”, complementou Sampaio.