A vacina tetravalente contra a gripe, produzida pelo Butantan, está na fase III de desenvolvimento e precisa de voluntários em diversas regiões do país. O imunizante será aplicado em bebês e crianças com idade entre 6 e 35 meses (2 anos e 11 meses) nos centros de pesquisa parceiros.
Ao todo, 1.412 bebês e crianças participam desta fase. É importante lembrar que só podem participar aqueles que não tenham sido vacinados contra a influenza na campanha de 2023, já que receberão a vacina no estudo. Ser voluntário é uma forma de se proteger contra a doença e contribuir para o avanço da pesquisa.
No entanto, não podem participar do estudo aqueles com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina.
A vacina tetravalente contra a gripe do Butantan é composta por duas cepas do vírus influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e duas cepas tipo B (linhagens Victoria e Yamagata). “O produto já se mostrou seguro em análise feita anteriormente com os voluntários adultos, por um comitê independente de monitoramento de segurança. Vamos seguir investigando em todos os grupos etários a sua segurança e capacidade de gerar anticorpos”, afirma a gestora médica de desenvolvimento clínico do Butantan, Carolina Barbieri.
Para saber mais, procure o Centro Oncológico de Roraima, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3497, bairro Mecejana, ou ligue para o telefone (95) 99162-1921.
Luan Correia