Cabelos de Prata: idosos passam por avaliação física para a prática de esportes adaptados

Os testes de aptidão física são anuais, e serve para identificar as limitações corporais dos integrantes, adaptando as atividades conforme a necessidade de cada um. – Fotos: Welika Matos

O envelhecimento faz parte da vida e a Prefeitura de Boa Vista trabalha para que esse processo ocorra de forma saudável para os integrantes do Cabelos de Prata, composto por pessoas a partir de 60 anos. Cuidados específicos com o corpo, como a alimentação e o esporte, são essenciais nessa missão. Desde que entrou no projeto em 2017, Erivaldo Freitas, de 72 anos, é um dos integrantes mais dedicados.

“Minha atividade física sempre foi trabalhar para alimentar meus 10 filhos. Cuidar de dez pessoas não é brincadeira e dediquei a maior parte da minha vida a isso. Hoje, com as atividades no Cabelos de Prata, eu sinto que rejuvenesci uns 15 anos. O esporte faz a diferença”, relatou o pernambucano.

Com exames anuais de aptidão física e atividades que incentivam os cuidados com a saúde, os profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) garantem o bem-estar dos integrantes. Bernarda Silva tem 62 anos e afirma que os exercícios ajudam na disposição. “Participo de forma mais leve porque o meu joelho dói. Mesmo assim, eu me sinto muito melhor desde que entrei no projeto”, disse a beneficiária.

Os testes de aptidão física ocorrem no início do ano

A dor no joelho de Dona Bernarda é um exemplo do que os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) identificam durante os testes anuais. “Os idosos podem não ter conhecimento das próprias capacidades físicas. É importante saber quais são as limitações do corpo do integrante”, contou a gerente do CRAS Cristiana Vicente Nunes, Valdete Cavalcante.

Com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e alguns exercícios para detectar o nível de equilíbrio e velocidade de movimento, os profissionais conseguem elaborar atividades físicas adaptadas para os idosos. “Fico muito grato por participar da vida deles. Nosso objetivo é garantir o bem-estar, mas quem fica com o coração quentinho de ver a felicidade deles, somos nós”, frisou o educador físico Junior Duarte.

Cuidado para a terceira idade

Segundo dados divulgados em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam 14,7% da população brasileira. Por isso, projetos como o Cabelos de Prata são essenciais para proporcionar qualidade de vida para os idosos em vulnerabilidade social.

Bruna Norales

 

 

Veja também

Topo