Caer fiscaliza ligações clandestinas de água em Boa Vista

Equipamentos georadar localizam com precisão as ligações clandestinas. – Foto: Ascom/Caer

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) está utilizando de equipamentos de ponta, para fiscalizar e combater ligações clandestinas, os chamados “gatos” ou Bypass, em Boa Vista.

A equipe da Divisão de Gestão de Parque de Hidrômetros (DGH) da Caer, por meio do Georadar, tem localizado inúmeros casos nos bairros da Capital e notificado os usuários.

“Estas ligações clandestinas feitas por alguns usuários interligando as residências diretamente às redes de distribuição geram prejuízos para a Companhia, afetando diretamente no fluxo de distribuição de água. Além disso, a fraude cria uma situação injusta para a população que paga em dia o consumo com a Empresa”, alerta James Serrador, presidente da Caer.

A empresa orienta que a ligação clandestina de água é considerada crime no Brasil e enquadrada como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.

“A população deve fazer sua parte e interligar seu imóvel corretamente à rede, contribuindo para a melhoria do abastecimento de água para todos”, finalizou o presidente.

Topo