Nesta terça-feira, 13, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) iniciou a obra de implantação do sistema de abastecimento de água da Unicarvão (Cooperativa dos Carvoeiros de Roraima), localizada no Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte, em Boa Vista.
O novo sistema vai garantir água de qualidade para 64 famílias que trabalham na produção da Cooperativa. O investimento é de R$ 278 mil. A obra faz parte do programa Água Para Todos e inclui a perfuração de um poço artesiano, instalação de 727 metros de rede de distribuição de água com tubulação de 60 milímetros e a construção de um reservatório elevado com capacidade de armazenamento para dez mil litros de água.
Todo o sistema de abastecimento da Unicarvão deve estar em funcionamento no prazo de 30 dias.
“Cada produtor terá um ponto de distribuição de água potável para fomentar a produção. É um investimento do Governo de Roraima que beneficia a classe dos produtores de carvão, que desenvolvem uma atividade fundamental para a economia do Estado”, destacou o presidente da Caer, James Serrador.
Para a presidente da Uni carvão, Denize Vital, o sistema de água representa saúde e dignidade para o trabalho das famílias. “Agradecemos a essa parceria com o Governo do Estado que vem investindo muito no Distrito Industrial e isso colabora muito com o trabalho da cooperativa, seja com o próprio local e agora com o sistema de abastecimento de água”, disse.
O secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Emerson Baú, participou do evento e acrescentou que o Governo desenvolve políticas efetivas para a população. “Para a Unicarvão, que antes trabalhava em situação precária, o Estado fez a cessão de quatro lotes no Distrito Industrial, além da doação de tijolos e kits incineradores que eliminam 90% da fumaça gerada pelos fornos. É um trabalho que cuida das pessoas, valoriza os trabalhadores e se preocupa com o meio ambiente”, declarou.
Neuzelir Moreira