
O Centro de Apoio aos Municípios (CAM), programa especial da Assembleia Legislativa (ALE-RR), sediou nesta quarta-feira, 19, o II Encontro dos Secretários Indígenas do Estado, que é voltado para discutir políticas públicas aos povos originários. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Alto Alegre e a União dos Dirigentes Indígenas Municipais de Roraima.
Durante o encontro, os participantes debateram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 18, que trata da igualdade étnico-racial. Além disso, os gestores iniciaram o planejamento das atividades alusivas ao Dia dos Povos Originários, celebrado em 19 de abril, em que prevê a participação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no evento.

Para a diretora executiva do CAM, Lucimeyre Cavalcante, o programa da ALE-RR cumpre o próprio papel institucional em sediar um evento voltado à valorização das pautas indígenas.
“Estamos muito felizes em receber esse encontro, em que disponibilizamos o auditório e salas de acervo cultural para que as lideranças indígenas se reúnam e discutam melhorias para os municípios. A Assembleia Legislativa segue firme nessa parceria, impulsionando o desenvolvimento das prefeituras e, consequentemente, de todo o Estado”, ressaltou Lucimeyre.

O prefeito de Alto Alegre e idealizador do evento, Wagner Nunes, reforçou a necessidade de fortalecer o diálogo entre os gestores para garantir políticas públicas efetivas às comunidades indígenas.
“Alto Alegre possui a maior área indígena Yanomami do Estado e ainda há muito a conhecer sobre essa região. Hoje, estamos aqui para definir metas e estratégias junto às instituições. Nossa população indígena é muito ativa e queremos fortalecer esse diálogo e ampliar a participação dos Yanomami nas decisões que impactam as comunidades”, pontuou Nunes.

Entre as lideranças, estava o secretário de Articulação Municipal de Uiramutã, José Novais da Silva. Ele enfatizou que o evento é uma forma de conhecimento e alinhamento de ações entre os municípios.
“Estamos com grandes expectativas, pois essa reunião é uma oportunidade de aprendizado para mim e para os demais gestores municipais. Uiramutã sempre contou com o apoio do CAM, que nos auxilia tanto aqui quanto no nosso município, levando esse suporte essencial para as nossas ações”, disse o secretário.
Já o secretário de Assuntos Indígenas de Cantá, Wanderley Pereira, destacou a relevância da parceria entre os municípios e o CAM para garantir avanços na gestão pública voltada às comunidades indígenas.
“É uma grande satisfação falar sobre Cantá, que tem uma gestão comprometida com a cultura e a produção agrícola, em parceria com o governo do Estado. A Secretaria do Índio está à disposição para atender demandas e viabilizar emendas parlamentares que beneficiem o município. Para tanto, a interação com o CAM é essencial para alinhar ações e fortalecer essa rede de apoio”, concluiu Pereira.

I Encontro
Essa é a segunda vez que o CAM sedia o evento. Na primeira edição, em dezembro do ano passado, foram apresentadas e discutidas as principais especificidades e demandas de cada secretaria participante, para planejar e alinhar ações com o Ministério dos Povos Indígenas.
Além disso, os participantes debateram o direcionamento para a apresentação do plano que cada secretaria deve formular para a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém do Pará.
Atendimentos do CAM
Interessados em conhecer o acervo físico com mapas e dados dos municípios roraimenses ou solicitar apoio com associativismo, o atendimento no CAM ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Surumu, nº 1.719, bairro São Vicente, em Boa Vista. O contato pode ser feito ainda pelo número 4009-4836.