Um grupo de caminhoneiros entrou em contato com o portal Roraima em Foco para denunciar a demora no atendimento no Posto da Receita Federal em Pacaraima, na liberação das cargas com destino à Venezuela.
De acordo com o caminhoneiro Wesley, a Receita Federal estava liberando uma vez por semana as carreta pra entrar para Santa Helena, mas, agora, está paralisada a liberação.
“Disseram que está tendo greve da Receita [servidores], mas em todas as fronteiras está funcionando normal. Na Argentina, a gente estava conversando com os carretos, lá tá e funcionando normal, no Bonfim tá normal e aqui em Pacaraima não está”, reclamou o caminhoneiro.
Ele afirma que essa demora na liberação das carretas está prejudicando o setor de transporte em Roraima.
“Estava liberando uma vez por semana. Uma vez por semana já estava meio cruel. O cara ficar oito dias dentro do pátio da Receita para liberar uma carga. Aí agora travou foi de vez. Não tem previsão para voltar a funcionar. Aí prejudica todo o setor de transporte. E a maioria é caminhoneiro autônomo”, completou Wesley.
Outro caminhoneiro, que preferiu não se identificar, disse que recebeu um comunicado da Receita e repassou aos colegas via grupo de Whats App, informando a paralisação das liberações nesta semana.
“Vai estar aberta a Receita, pode vir o carro, guardar no pátio, mas não haverá liberação em nenhum dia da semana. A única carga que será liberada será alguma carga que, por ventura estiver vencendo. Mas não é vencendo o permisso da Venezuela, é vencendo a carga. Aí informa pro despachante, pede para ir lá e será analisado. E se realmente a carga tiver prioridade, ele vai liberar pra não prejudicar ninguém”, disse ele.
Ele informou ainda que, segundo esse comunicado da Receita, carga em trânsito que chegar em Pacaraima vai permanecer no pátio da Receita e não haverá multa, mas não será liberada, a não ser que seja carga de remédios.
O portal entrou em contato com a Receita Federal em Boa Vista e aguarda posicionamento.