A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um Projeto de Lei que garante a fisioterapia de reabilitação às mulheres mastectomizadas [retirada de mama], na rede pública estadual de saúde.
Além de devolver a autoestima, por meio da melhora da condição física e da imagem, a proposta tem como finalidade a prevenção e o tratamento de complicações como linfedema [inchaços em determinadas partes do corpo] e alterações posturais. A matéria ainda garante o direito público a saúde e a dignidade dessas pacientes, com diretrizes que melhorem o seu atendimento.
Para que a execução do acesso à fisioterapia de reabilitação às mulheres mastectomizadas aconteça de forma positiva, a celebração de convênios entre o poder público e parceria com pessoas físicas, jurídicas de direito público e privado, nacionais ou internacionais podem ser firmados.
“O procedimento cirúrgico para tratamento de câncer de mama, na maioria das vezes não se restringe somente a retirada dos seios, mas as regiões das axilas e afeta toda a cadeia de linfonodos [gânglios] próxima a essa área, podendo em alguns casos, afetar os movimentos do braço e dos ombros limitando o uso das mãos. Deste modo, a fisioterapia de reabilitação é essencial para recuperação dessas pacientes que merecem de um atendimento digno para a sua qualidade de vida. É um projeto muito importante, que merece a atenção não só dos deputados na hora da aprovação da matéria, mas da sensibilidade do governador, Antonio Denarium (PP) em uma possível sanção governamental”, finalizou Joilma.