Cantá: moradores da Serra Grande ganham escola revitalizada e mobiliada

A unidade de ensino, que foi criada em 1991, nunca havia passado por nenhuma reforma ou revitalização, ficando 34 anos sem manutenção. – Fotos: Oséias Martins

Nesta terça-feira, 18, o Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) reinaugurou mais uma escola no interior do Estado. Dessa vez, os moradores da Serra Grande II, localizada no Cantá, receberam uma escola completamente revitalizada, mobiliada e climatizada.

A Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita é a 60ª escola reinaugurada. A unidade de ensino, que foi criada em 1991, nunca passou por nenhuma reforma ou revitalização, ficando 34 anos sem manutenção. A escola atende 107 estudantes no Ensino Fundamental e Médio.

“É o Governo do Estado fazendo os maiores investimentos da história em educação. Estamos agora, além das 60 que já foram inauguradas, com mais 56 escolas em obra, sendo 10 construções de novas escolas e 46 reformas ou revitalizações. E o trabalho do Governo não para. Neste final de semana agora, estaremos em Rorainópolis inaugurando mais uma escola, lá em Nova Colina”, anunciou o governador Denarium.

Serviços realizados

Com a revitalização, a escola Raimundo Carlos Mesquita recebeu pintura, reparos na parte elétrica, hidráulica, restauração das salas de aula, espaços administrativos, biblioteca, refeitório, pátio e quadra poliesportiva, que ficou apta para prática de atividades esportivas e culturais. O investimento do Tesouro Estadual foi na ordem de R$ 1,5 milhões.

A estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, Thainá Almeida Silva, disse que ficou satisfeita com a revitalização da escola e para ela, a recuperação dos banheiros e a instalação das centrais de ar condicionado são pontos essenciais que merecem destaque.

“Na minha opinião, foi o banheiro, porque as portas estavam quase caindo, todas riscadas, os vasos, as pias, tudo muito ruim, agora colocaram até aquelas pedras, para mim o banheiro ficou perfeito. Além disso, as centrais, porque antes, os ventiladores chegaram quase a cair na cabeça de um aluno. Agora com as centrais, está uma maravilha”, ressaltou.

Merenda Escolar em dia

Além dos reparos estruturais, a instituição de ensino também está com a cantina abastecida com produtos para o preparo de uma alimentação escolar balanceada e nutritiva, com itens como carne, frango, arroz, macarrão, feijão, farinha, leite, entre outros.

A entrega dos gêneros é periódica e ocorre para atender 20 dias letivos. Nutricionistas da Seed são responsáveis pela elaboração de um cardápio saudável para atender as necessidades nutricionais dos estudantes.

Nesta terça-feira, 18, dia da reinauguração, foi servido arroz, carne guisada e salada. E a merenda também tem aprovação dos estudantes.

“Mandaram um nutricionista para cá e agora toda a semana é a merenda certinha do cardápio, e muito gostosa”, complementou Thainá.

O secretário de Educação e Desporto Mikael Cury-Rad ressaltou que a Seed vem trabalhando para garantir a entrega de um serviço de qualidade tanto de infraestrutura quanto de merenda e transporte escolar.

“É uma solicitação do governador Antonio Denarium e do nosso vice, Edilson Damião, que em todas as entregas de escola acompanhemos a merenda escolar, com monitoramento in loco, com conversas com nossos alunos, para saber se a merenda está adequada. E também o transporte escolar, verificando as rotas e se os carros estão em boas condições. Temos essa sensibilidade porque a principal preocupação do governador é atender a população da melhor maneira possível”, disse Mikael.

Investimentos no Cantá

Além da reinauguração da Escola Raimundo Carlos Mesquita, no município do Cantá, o Governo de Roraima já realizou outros grandes investimentos na área de infraestrutura que impactaram a vida dos moradores da localidade.

O Estado já entregou mais quatro escolas revitalizadas e mobiliadas: Escola Barbosa de Alencar, na Vila São José, Escola Genira Brito Rodrigues na Vila Central, Escola Alcides Miguel de Souza na Vila Novo Progresso, Escola Antônio Augusto Martins, na Vila Central, que juntas beneficiam mais de 700 estudantes da região, além do Ginásio Estadual Galdino Vieira do Nascimento, na sede do município.

Mágida Azulay Khatab

Veja também

Topo