Agricultores familiares de Cantá estão sendo beneficiados pelo Mutirão de Documentação das Trabalhadoras Rurais e pelo Incra Itinerante, que acontecem hoje e amanhã, dias 10 e 11, na Escola Municipal Cristo Redentor, localizada na Vila São José. Os atendimentos ocorrem das 9h às 17h, com acesso gratuito a serviços essenciais.
A iniciativa atende moradores dos projetos de assentamento Quitauaú, Esperança, União, Jacamim, Tatajuba, Pau Rainha, Seringueira, Pau Brasil e Terra Nova, localizados no município.
De acordo com o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, o evento reforça a cidadania e garante direitos aos agricultores familiares. “Recebemos no primeiro dia, mais de 300 pessoas, o que demonstra a importância de levar os serviços diretamente às comunidades rurais,” afirmou.
O mutirão é fruto de uma parceria entre o Incra e órgãos como a Prefeitura de Cantá, oferecendo serviços do Cadastro Único, Bolsa Família e emissão de licenças ambientais. Também está presente a Defensoria Pública de Roraima, prestando assistência jurídica; o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), esclarecendo dúvidas sobre programas para agricultores familiares e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), ealizando palestras sobre saúde da mulher e distribuindo autotestes de HIV, preservativos e lubrificantes.
Inclusão social e cidadania no campo
Maria Ferraz, agricultora e representante da Associação dos Produtores Rurais da Vicinal 21, elogiou a ação, destacando a importância do acesso gratuito à documentação para mulheres rurais, indígenas e ribeirinhas. “Agora, quero que essa ação seja levada diretamente às vicinais,” sugeriu.
A secretária de Ação Social do Cantá, Maria da Guia, comemorou a realização de uma demanda antiga. Já o prefeito André Castro destacou a relevância da parceria entre o governo federal e o municipal para facilitar o acesso dos agricultores aos serviços. Ele mencionou ainda a necessidade de ampliar a infraestrutura nos assentamentos.