Caracaraí: Edio Lopes pede prioridade do INSS no pagamento do Seguro Defeso aos pescadores

O parlamentar esteve reunido com o presidente Guilherme Serrano, para tratar sobre a situação do benefício. – Foto: Ascom Parlamentar

O deputado federal Edio Lopes (PL/RR) esteve na manhã desta terça-feira, 24, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o presidente Guilherme Serrano, para tratar sobre a situação do benefício do seguro defeso para pescadores de Roraima.

Edio Lopes ressaltou que a reinvindicação partiu do Sindicato de Pescadores e Piscicultores de Caracaraí, por meio do presidente Georgino Ribeiro da Silva. “Essa é uma situação que deve ser tratada com atenção especial. O presidente do sindicato trouxe esta demanda ao nosso conhecimento e imediatamente pedimos essa reunião com o presidente do INSS e técnicos da instituição”, disse o deputado.

O presidente do INSS explicou que o atraso do pagamento do seguro defeso ocorreu por transtornos causados na mudança de sistemas que reconhecem as guias de pagamentos de taxas, que agora são efetuados pelo eSocial e não mais por GPS (Guia da Previdência Social). Guilherme Serrano comunicou que devido a migração desses sistemas, as análises de documentações e comprovantes de pagamentos de taxas têm sido realizadas pelos técnicos de forma manual.

Guilherme Serrano apresentou ainda números ao deputado que, em comparação ao ciclo anterior de pagamentos do benefício, há uma defasagem de cerca de 1.500 benefícios (são aproximadamente 3.000 pescadores em Roraima) ainda não pagos. Ele comunicou que nos próximos 15 dias serão realizados novos pagamentos à pescadores do Estado e que desde a última semana, quando o Edio Lopes cobrou prioridade desta demanda, os técnicos já avançaram na análise da situação dos pescadores de Roraima.

 

 

Veja também

Topo