Caracaraí: Governo de Roraima inicia extensão de rede de distribuição de água para mais de 78 famílias

Companhia estadual vai colocar em funcionamento um novo poço artesiano, com vazão de 24 mil litros/hora. – Fotos: Ascom/Caer

Nesta sexta-feira, 10, o Governo de Roraima inicia a construção de mais de 2.200 metros de extensão de rede de distribuição de água potável no bairro Quarentenário, localizado no município de Caracaraí. A execução da obra é feita pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

A rede vai beneficiar cerca de 78 residências com água encanada e instalação de hidrômetros. A previsão para a conclusão da obra será de uma semana, e para subsidiar o abastecimento, a companhia estadual vai colocar em funcionamento um novo poço artesiano, com vazão de 24 mil litros/hora, que vai entrar em operação com tratamento adequado de água, com testagem e instalação de cloradores até a distribuição de água potável para a população.

“Este momento marca a etapa dos investimentos das obras e serviços para levar água tratada e de qualidade para a nossa população. O Governo trabalha para garantir políticas públicas de desenvolvimento e crescimento para Roraima, e isso passa pelo saneamento básico, que é um tema que a gente trata com muito zelo e seriedade”, declarou o governador Antonio Denarium sobre as obras no interior.

A implantação de água encanada nas residências promove dignidade para os moradores do município, uma responsabilidade do Governo do Estado para a população roraimense.

“Essa rede de abastecimento de água vai levar mais qualidade de vida e saúde para as famílias que moram em Caracaraí”, completou o presidente da Caer, James Serrador.

Sedes no Interior

No interior de Roraima, cinco municípios estão com obras em andamento. Em São Luiz, a construção do escritório e a recuperação do reservatório do município já foi concluída, e logo será entregue à população. A construção da sede administrativa da Caer no município de Rorainópolis está em fase avançada, e assim que for entregue, vai permitir mais comodidade para os clientes do sul do estado.

No município do Cantá, está em andamento a construção de escritório padrão. O local vai abrigar ainda um depósito e laboratório de análises de qualidade da água.

Os moradores do município de Uiramutã também vão contar com um novo escritório de atendimento e com um laboratório de análises. As obras estão em andamento e devem ser concluídas no segundo semestre de 2023.

Desde o lançamento do Programa Água para Todos, em novembro de 2021, foram construídos mais de 90 mil metros de rede de distribuição de água potável em todo o estado, beneficiando cerca de 120 mil pessoas.

Atualmente, a Caer possui 90 poços artesianos ativos na capital e 218 poços no interior. Desde de 2020, foram perfurados 41 no interior e 23 na capital.

Em janeiro deste ano, o Governo de Roraima, por meio da Caer, reforçou o abastecimento com perfuração de poços artesianos nas vilas Campos Novos (Iracema), Nova, Penha e Apiaú (Mucajaí). Mais cinco poços serão perfurados ainda no primeiro semestre de 2023, sendo dois na vila do Tepequém (Amajari); um na vila Surumu e outro na sede de Pacaraima, além de um poço na sede do Caroebe.

Andréia Melo

 

Veja também

Topo