Caravana Impacta Mais reúne empreendedores em Roraima e fortalece a cultura da economia de impacto

Encontro reuniu mais de 40 participantes, entre empreendedores, gestores e entusiastas da área. – Fotos: Ascom/Sebrae-RR

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 23, a caravana Impacta Mais, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), em parceria com o Impact Hub. Um evento voltado à promoção e fortalecimento do desenvolvimento turístico e da economia criativa Roraima. O encontro aconteceu na unidade do Sebrae na avenida Ataíde Teive e reuniu mais de 40 participantes, entre empreendedores, gestores e entusiastas da área.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos três diretores do Sebrae Roraima. O diretor superintendente, Emerson Baú, destacou a relevância do evento.

“A Caravana Impacta Mais é fundamental para disseminar a cultura empreendedora e criativa em nosso estado. Iniciativas como esta são essenciais para consolidar a economia de impacto e fomentar o desenvolvimento sustentável em Roraima”, pontuou.

Dois painéis principais foram realizados durante o evento, reunindo especialistas para debater o potencial da economia criativa e do turismo como motores da economia de impacto.

Painel: Turismo como possibilidade para economia de impacto

Participaram:

• Hélio Zanona, da empresa Makunaima Turismo;

• Denise Rohnelt, autora da coluna Letras Saborosas;

• Lena Matos, da RR Adventure;

• Sabrina Assunção, representante do Sesc Roraima.

O debate trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados pelo setor turístico, como a valorização de roteiros locais, a importância do profissional de turismo frente às tecnologias e o impacto do custo elevado de passagens aéreas. Sabrina Assunção enfatizou a necessidade de explorar a experiência local, citando como exemplo o roteiro Raízes do Açaí, que, apesar de rico em aprendizado, enfrenta dificuldades para atrair o público local.

Painel: Economia Criativa como possibilidade para economia de impacto

Participaram:

• Renato Alexsandro, da Agar MKT;

• Dhalila Cruz, da Acnur;

• Sewbert Jaty, da empresa Jaty Galeria de Arte Amazônica;

• Suelen Campos, representante da Sindearter.

A economia criativa foi apresentada como uma alternativa estratégica para alavancar negócios sustentáveis. Entre os destaques, abordou-se como transformar materiais naturais ou reciclados em produtos inovadores e rentáveis, além da importância de integrar sustentabilidade e consciência ambiental nas práticas empresariais.

A analista técnica Íris Lima, gestora dos projetos de turismo e economia criativa do Sebrae Roraima, destacou a importância de eventos como a Caravana Impacta Mais.

“Nosso objetivo é despertar nos empreendedores a percepção de que suas ações já são parte de uma economia de impacto. É gratificante ver como essas discussões ajudam a fortalecer a confiança dos empresários e a gerar novas possibilidades de crescimento sustentável”, disse.

Com grande adesão e um ambiente repleto de trocas de conhecimento, a Caravana Impacta Mais reforça o papel do Sebrae Roraima e do Impact Hub como agentes de transformação.

Feira de Negócios Criativos

Além dos painéis, o evento proporcionou uma feira de negócios criativos, com a presença de empreendedores locais. A empreendedora Valdeniza Bezerra, conhecida por seus molhos de pimenta, compartilhou sua experiência.

“Sempre participo desses eventos porque acredito no aprendizado constante. Cada encontro é único e me ajuda a crescer como empreendedora. É uma honra ser referência para outras mulheres e mostrar que, com dedicação, podemos superar barreiras”, concluiu.

Giovanna Lima

Veja também

Topo