
Roraima estará representado na 4ª edição da ArPa Feira de Arte, um dos principais eventos de arte contemporânea da América Latina, que acontece em São Paulo de 28 de maio a 1º de junho de 2025. A artista Carmézia Emiliano, nascida na comunidade Maloca do Japó, em Roraima, é a voz indígena que levará a riqueza cultural macuxi para o centro do debate artístico nacional.
A Arte como Resistência
Com uma trajetória marcada pela dedicação à pintura, Carmézia Emiliano utiliza cores vibrantes e composições ricas em detalhes para retratar a vida, os mitos e a relação profunda de seu povo com a natureza. Suas obras, que já percorreram algumas das mais importantes instituições culturais do país, são um convite à reflexão sobre a preservação das tradições indígenas em um mundo em constante transformação.
Destaques da carreira:
• Prêmio Funarte Mestres e Mestras das Artes (2023)
• Participação na 35ª Bienal de São Paulo (2023)
• Exposição individual “A Árvore da Vida” no MASP (2023)
• Integra coleções de instituições como Denver Art Museum (EUA), Pinacoteca de São Paulo e MASP
ArPa 2025
A ArPa – Feira de Arte será realizada de 28 de maio a 1º de junho na Mercado Livre Arena Pacaembu, reunindo cerca de 100 artistas e aproximadamente 60 galerias, representando 14 países. A feira está organizada por setores, que destacam diferentes propostas expositivas e abordagens artísticas.
O Setor Principal reúne o maior número de expositores, entre projetos coletivos e individuais, com mais de 30 galerias e dezenas de artistas renomados. Com curadoria da colombiana Ana Sokoloff, o Setor UNI apresenta 12 exposições individuais de artistas contemporâneos, reunindo galerias brasileiras e internacionais. A proposta é oferecer um olhar sensível sobre temas contemporâneos, como poder, pertencimento e marginalização. Entre os destaques estão Ad Minoliti (Argentina), Ventura Profana (Brasil) e Camila Rodríguez Triana (Colômbia).
O Setor Base destaca artistas comprometidos com a pedagogia e a construção de comunidade, promovendo uma combinação entre exposições e diálogos. Nesta edição, quatro artistas convidados — Dalton Paula, Dora Longo Bahia, Thiago Honório e Santidio Pereira — apresentam projetos em parceria com Genor Sales, Coletivo Depois do Fim da Arte, Julia Gallo e Fabricio Lopez, respectivamente.
Em 2025, a ArPa também realizará um novo estudo sobre o mercado de arte contemporânea. A Pesquisa ArPa 2025 será apresentada durante a semana de abertura da feira.
Serviço
Ingressos a partir de 16/04, no site oficial da ArPa.
Quando: 28 de maio a 1º de junho de 2025
Horário: quarta a sábado, das 13h às 20h | Domingo, das 11h às 18h
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo
Endereço: Rua Capivari (Portão 23) ou Praça Charles Miller
Classificação: Livre para todas as idades
A ArPa conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Site oficial: https://arpa.art/
Instagram: https://www.instagram.com/arpa__art/