Carmézia Emiliano representa Roraima na 4ª Edição da Arpa Feira de Arte, em São Paulo

Artista macuxi leva à feira obras que celebram a cosmovisão indígena e conquistam o circuito artístico nacional. – Foto: Pedro Mascaro.

Roraima estará representado na 4ª edição da ArPa Feira de Arte, um dos principais eventos de arte contemporânea da América Latina, que acontece em São Paulo de 28 de maio a 1º de junho de 2025. A artista Carmézia Emiliano, nascida na comunidade Maloca do Japó, em Roraima, é a voz indígena que levará a riqueza cultural macuxi para o centro do debate artístico nacional.

A Arte como Resistência

Com uma trajetória marcada pela dedicação à pintura, Carmézia Emiliano utiliza cores vibrantes e composições ricas em detalhes para retratar a vida, os mitos e a relação profunda de seu povo com a natureza. Suas obras, que já percorreram algumas das mais importantes instituições culturais do país, são um convite à reflexão sobre a preservação das tradições indígenas em um mundo em constante transformação.

Destaques da carreira:

• Prêmio Funarte Mestres e Mestras das Artes (2023)

• Participação na 35ª Bienal de São Paulo (2023)

• Exposição individual “A Árvore da Vida” no MASP (2023)

• Integra coleções de instituições como Denver Art Museum (EUA), Pinacoteca de São Paulo e MASP

ArPa 2025

A ArPa – Feira de Arte será realizada de 28 de maio a 1º de junho na Mercado Livre Arena Pacaembu, reunindo cerca de 100 artistas e aproximadamente 60 galerias, representando 14 países. A feira está organizada por setores, que destacam diferentes propostas expositivas e abordagens artísticas.

O Setor Principal reúne o maior número de expositores, entre projetos coletivos e individuais, com mais de 30 galerias e dezenas de artistas renomados. Com curadoria da colombiana Ana Sokoloff, o Setor UNI apresenta 12 exposições individuais de artistas contemporâneos, reunindo galerias brasileiras e internacionais. A proposta é oferecer um olhar sensível sobre temas contemporâneos, como poder, pertencimento e marginalização. Entre os destaques estão Ad Minoliti (Argentina), Ventura Profana (Brasil) e Camila Rodríguez Triana (Colômbia).

O Setor Base destaca artistas comprometidos com a pedagogia e a construção de comunidade, promovendo uma combinação entre exposições e diálogos. Nesta edição, quatro artistas convidados — Dalton Paula, Dora Longo Bahia, Thiago Honório e Santidio Pereira — apresentam projetos em parceria com Genor Sales, Coletivo Depois do Fim da Arte, Julia Gallo e Fabricio Lopez, respectivamente.

Em 2025, a ArPa também realizará um novo estudo sobre o mercado de arte contemporânea. A Pesquisa ArPa 2025 será apresentada durante a semana de abertura da feira.

Serviço

ArPa Feira de Arte 

Ingressos a partir de 16/04, no site oficial da ArPa

Quando: 28 de maio a 1º de junho de 2025

Horário: quarta a sábado, das 13h às 20h | Domingo, das 11h às 18h

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo

Endereço: Rua Capivari (Portão 23) ou Praça Charles Miller

Classificação: Livre para todas as idades

A ArPa conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Site oficial: https://arpa.art/

Instagram: https://www.instagram.com/arpa__art/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/arpa-art/

Facebook: https://www.facebook.com/arpafeiradearte/

Veja também

Topo