Carreta da Mulher: unidades móveis ampliam acesso à saúde feminina em Boa Vista

Desde o lançamento da iniciativa, no ano passado, foram 3.500 atendimentos. – Fotos: Semuc | PMBV

Prestes a completar um ano de atividade, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher seguem promovendo atendimento especializado em Boa Vista. Desde a inauguração, em março do ano passado, até fevereiro de 2025, foram 3.500 atendimentos nas carretas itinerantes.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), as unidades têm o objetivo de facilitar o acesso das mulheres a serviços especializados essenciais, como consultas ginecológicas, exames preventivos, mamografias e ultrassonografias.

Atualmente, os atendimentos ocorrem nos bairros Buritis e Dos Estados, com uma equipe multiprofissional qualificada em cada veículo. Cada carreta fica cerca de 20 dias em cada local.

A importância da saúde feminina

Marly Macedo, 61 anos, professora da Rede Municipal de Ensino, conheceu os serviços da Carreta da Mulher por meio da divulgação na imprensa e de conversas entre amigas que a recomendaram.

“É a primeira vez que venho me consultar. Aproveitei para fazer o exame de mamografia feito anualmente. Gostei bastante. Já tinha ouvido falar sobre os serviços, mas nunca tinha vindo conhecer. É muito importante ter unidades como esta, ofertando exames especializados de tão pouco acesso. É muito bom tê-los pertinho da gente. Facilita muito”, comentou.

A técnica em saúde bucal, Luciana Cunha, de 38 anos, também foi atendida pela carreta. Como profissional da área, ela entende a importância de serviços voltados ao cuidado feminino e define a iniciativa em duas palavras: qualidade e praticidade.

“Acompanho a carreta desde a inauguração. Aproveitei para consultas ginecológicas e preventivas. É muito bom, pois já saio daqui com os exames em mãos e sabendo de toda a minha saúde. Fico bem satisfeita, porque tudo é de forma gratuita”, disse.

Como acessar os serviços da carreta?

As mulheres que desejam passar pelos exames da Carreta da Mulher devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde é feito o encaminhamento, com a data, horário e local do atendimento especializado.

Ana Gabriela Gomes

Veja também

Topo