Casamento coletivo promovido pela DPE-RR une 203 casais em Boa Vista

A cerimônia ocorreu no Parque do Rio Branco na tarde desta terça-feira. – Fotos: Ascom/DPE-RR

Com a bela paisagem do Parque do Rio Branco ao fundo, 203 casais selaram o matrimônio no casamento coletivo “Enfim, casados!” edição Boa Vista. O evento, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), contou com a parceria da Prefeitura de Boa Vista, Vara Itinerante e Cartórios do 1º e 2º Ofícios, Loureiro e Daniel Aquino.

Vários casais já estavam juntos há anos, mas por diferentes circunstâncias, até então, não haviam realizado a tão sonhada cerimônia de casamento. Agora, finalmente, as histórias distintas e os sonhos de tantas pessoas se concretizaram no fim da tarde de ontem (13/06), com o casamento.

Entre os noivos estavam Jairo Teixeira Linhares e Simone Barbosa da Silva, de 47 e 53 anos, respectivamente. O casal está junto há 25 anos e realizou o desejo de se casar. “É um sonho de todo casal e, finalmente, surgiu essa oportunidade e eu aproveitei. Estamos muito felizes, graças a Deus, por depois de tanto tempo poder realizar o nosso maior sonho”, disse Jairo.

Celebrando a diversidade, a dignidade e o amor, Deiviane Thais e Kareanny Santos também oficializaram a união homoafetiva. Juntas há um ano e seis meses, elas puderam concretizar mais um sonho.

“É uma felicidade enorme, uma satisfação muito grande em representar a comunidade LGBT+. É a realização de um sonho poder estar compartilhando aqui, no casamento coletivo, a nossa união. O que importa é o respeito, o amor, o companheirismo, a gratidão. Agora é para sempre”, contou, emocionada, Deiviane.
O defensor público-geral, Oleno Matos, explica a importância e o papel da DPE-RR como instituição nesse momento tão importante na vida dos casais.

“Além da felicidade de ver duzentos e três casais contraindo o matrimônio, efetivando o sonho de constituir família, a gente também fica muito feliz de poder juntar parceiros, como o Tribunal de Justiça, os nossos cartórios, o 1º e o 2º ofício, e também a Prefeitura de Boa Vista, que foi uma grande parceira nessa ação, que nos ajudou muito a propiciar essa grande festa, esse momento aos casais, aos familiares e a todos que participaram. Acredito que o casamento é um momento mágico entre casais, no qual ocorre a promessa de compromisso eterno, e a gente conseguiu proporcionar esse momento. Que esse seja o primeiro de muitos, aqui em Boa Vista”, afirmou Matos.

A estrutura para a realização do evento foi disponibilizada pela Prefeitura de Boa Vista e contou com tendas, galpão, música, tapete vermelho, decoração, cenários para recepção e fotografias dos noivos. A capacidade total de pessoas acomodadas foi de 1200 assentos, incluindo os casais.

Os noivos começaram a chegar por volta das 14h para assinar os livros de registros dos cartórios. A celebração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Defensoria e da Prefeitura de Boa Vista. O “sim” foi embalado pelo som da banda ‘Segnos Eventos Musicais’.

 

Veja também

Topo