CDH do Senado faz missão oficial em Roraima para apurar situação dos Yanomami e migrantes

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) preside a Comissão de Direitos Humanos e deve liderar a comitiva em RR. – Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal chega ao estado de Roraima nesta quinta-feira, 29, para cumprir uma diligência oficial. A missão tem como objetivo acompanhar, in loco, a situação dos povos Yanomami e avaliar as ações da Operação Acolhida, em Pacaraima, voltadas ao atendimento de migrantes venezuelanos.

A diligência foi aprovada oficialmente pela Comissão e faz parte das ações de fiscalização e monitoramento das políticas públicas voltadas à proteção dos direitos humanos, especialmente dos povos indígenas e dos migrantes.

A comitiva será liderada pela presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), e contará com a participação dos senadores Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Doutor Hiran (PP-RR) e Chico Rodrigues (PSB-RR), além dos deputados federais Antônio Carlos Nicoletti (União-RR) e Coronel Fernanda (PL-MT).

Senadora Damares Alves. – Fotos: Edilson Rodrigues | Agência Senado

A agenda inclui visitas às estruturas da Operação Acolhida, na fronteira, e à Terra Indígena Yanomami, além de reuniões com lideranças locais, órgãos públicos, autoridades e organizações da sociedade civil. O objetivo é avaliar as condições de atendimento, apurar denúncias de violações de direitos e acompanhar a situação sanitária que afeta os povos originários.

Ao final da missão, será elaborado um relatório oficial com os dados coletados, apontando recomendações e medidas necessárias, que será apresentado no âmbito do Senado Federal.

A diligência reforça o compromisso da Comissão de Direitos Humanos com a proteção da dignidade humana, a defesa dos povos indígenas e o fortalecimento das ações humanitárias no país.

Veja também

Topo