CECTI-RR: evento estabelece caminho para futuro com justiça, sustentabilidade e desenvolvimento em Roraima

Foram refletidos diagnósticos e prognósticos locais, abrindo espaço para a análise e discussão sobre o atual estado da ciência em Roraima. – Fotos: Ascom/Seadi

A 3ª edição da CECTI-RR (Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) encerrou nesta sexta-feira, 22, com 261 inscritos, resultando em 49 propostas que destacam a importância de unir esforços em prol do desenvolvimento.

A CECTI-RR é um evento realizado pelo Governo de Roraima por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima) com apoio de parceiros.

Dentre os eixos centrais discutidos e formalizados como novas políticas públicas, foram refletidos diagnósticos e prognósticos locais, abrindo espaço para a análise e discussão sobre o atual estado da ciência em Roraima, visando identificar caminhos para o fortalecimento regional por meio da pesquisa e inovação.

O professor Valdinar Melo compartilhou insights valiosos sobre a necessidade urgente de recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual Nacional de CT&I, apresentando diagnósticos e prognósticos que orientam a contribuição local para o avanço científico.

Desafios e oportunidades de integração entre setores produtivos

Emerson Baú, superintendente do Sebrae-RR, destacou em palestra os desafios e oportunidades no processo de integração da ciência e inovação com os setores produtivos. Baú salientou que “A integração entre ciência e tecnologia gera inovação na agricultura, indústria e serviços, aumentando a eficiência operacional, a redução de custos e benefícios, exploração de novos mercados, competitividade, diferenciação, segurança, entre outros fatores”.

Perspectivas socioculturais e desenvolvimento social

A importância da ciência e tecnologia também foi evidenciada no contexto de programas e projetos estratégicos com foco nas perspectivas socioculturais na área transfronteira pelo professor Max André Ferreira.

Além disso, a professora Rosemary Vilaça abordou a crucial questão da segurança alimentar de populações vulneráveis, destacando como a inovação pode ser uma ferramenta vital para o desenvolvimento social.

“A 3ª Conferência de Roraima demonstrou ser um evento fundamental no calendário de Roraima, não apenas pela qualidade e relevância das discussões, mas também pela clara orientação para ação e aplicação do conhecimento gerado. E com foco na construção de um futuro justo, sustentável e desenvolvido, a conferência sinalizou ainda um caminho promissor para a integração efetiva da ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento estadual”, concluiu Marcio Grangeiro, titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Destino das propostas é compor 5ª Conferência Nacional de Ciência

A realização da 3ª CECTI-RR reuniu especialistas, acadêmicos e profissionais em um evento marcado pelo compromisso com o avanço sustentável. Sob o tema “Para um Roraima justo, sustentável e desenvolvido”.

As propostas geradas durante a conferência serão compiladas em um documento único do Estado de Roraima e encaminhadas para a 5ª CNCTI (Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação), que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. Este documento contribuirá para a elaboração da ENCTI (Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) 2024-2030, com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

5CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova ENCTI que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

Realização e parcerias

A CECTI-RR foi realizada pelo Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima).

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a UFRR (Universidade Federal de Roraima), IFRR (Instituto Federal de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e FCTI-RR (Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima) foram entidades parceiras do evento.

Apoio

Confap (Conselho Nacional da Fundações de Amparo à Pesquisa), Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I), CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Michel Sales

 

Veja também

Topo