Censo Previdenciário: prazo para servidores municipais atualizarem dados vai até dia 5 de abril

Dos mais de 9 mil funcionários públicos ativos, 61% já fizeram o recenseamento. – Fotos: Diane Sampaio | Semuc/PMBV

O prazo para os servidores de Boa Vista darem entrada ao Censo Previdenciário 2024 foi prorrogado até o dia 5 de abril. Até o momento, dos mais de 9 mil funcionários públicos, 61% fizeram o recenseamento. A atualização do banco de dados é voltada aos funcionários públicos ativos, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta do município.

O presidente do Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais (Pressem), Kleiton Pinheiro, afirma que a atualização desses dados é feita a cada cinco anos e é imprescindível que os servidores estejam em dia com as informações, que vão facilitar o planejamento previdenciário e financeiro do regime próprio do município.

“Nossa meta é atingir 100% do censo previdenciário. A partir desses dados, vamos saber quantos servidores aumentaram a família e o número de dependentes, além do montante de recursos e contribuições necessárias ao pagamento de aposentadorias e pensões a serem concedidas no presente e futuro”, disse o presidente.

Como fazer o recenseamento?

Primeiro os servidores efetivos ativos, aposentados e pensionistas deverão fazer o agendamento eletrônico por meio do site do Pressem. Em seguida, deverão comparecer de forma presencial até o dia 5 de abril, munidos de seus documentos em um dos quatro polos, que são eles:

· PRESSEM: Rua Prof. Agnelo Bitencourt, 361, Centro;

· Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI): Av. Surumu, 1820 – Mecejana;

· Secretaria de Educação – SMEC: Rua General Penha Brasil, 705 – São Francisco

· Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG): Rua Prof. Agnelo Bitencourt, 232, Centro.

Prazos

Vale ressaltar que os servidores que não cumprirem o prazo de recenseamento podem ter o salário suspenso.

Servidores lotados fora do Município de Boa Vista ou em situação funcional de cessão: “Poderão fazer o recenseamento no formato online, através do mesmo link disponibilizado para agendamento ou através de procuração pública, desde que seja específica para realização do Censo”, ressaltou o presidente do PRESSEM.

Servidores/segurados impossibilitados de comparecerem a um dos polos de atendimento por recomendação médica e devidamente comprovados por Atestado

Médico ou Laudo Médico: O Censo Previdenciário ocorrerá em casa, desde que com prévia solicitação no período de 04/03/2024 a 08/03/2024.

Para dependentes dos servidores ativos e aposentados, menores de 21 anos : Será obrigatória a apresentação de todos os documentos exigidos.

Wandilson Prata

 

Veja também

Topo