A Central de Matrículas da rede estadual de ensino divulgou um balanço das vagas ofertadas, dos encaminhamentos realizados e das vagas ainda disponíveis nas unidades escolares. Os atendimentos foram iniciados no dia 21 de janeiro.
Segundo a Gerência de Tecnologia da Informação da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), que coordena o sistema da Central, foram ofertadas 6.574 vagas para o Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), das quais 1.671 foram reservadas, restando ainda 4.903 vagas abertas para novas matrículas.
De acordo com a coordenação da Central de Matrículas, a procura tem sido intensa, principalmente para o Ensino Fundamental e Médio, que somam juntos 5.531 vagas ofertadas.
“Estamos atuando com uma equipe preparada para atender à demanda da população. Observamos que há uma grande procura para matrículas do Ensino Fundamental, principalmente no 6º e 7º ano, que já tiveram 474 encaminhamentos realizados”, explicou a servidora Yanna Beatriz.
O balanço aponta que, no Ensino Fundamental, foram ofertadas 2.591 vagas, com 1.068 encaminhamentos já realizados. O 6º ano foi o mais procurado, com 474 matrículas encaminhadas.
No Ensino Médio, a demanda também foi alta, com 447 encaminhamentos de matrículas realizados, especialmente para a 1ª série, que já teve 242 reservas feitas.
Na EJA, foram ofertadas 1.043 vagas. Dessas, apenas 156 encaminhamentos foram realizados, indicando que ainda há um grande número de vagas disponíveis para essa modalidade de ensino.
“Reforçamos que a EJA é uma excelente oportunidade para quem deseja retomar os estudos e concluir o Ensino Fundamental ou Médio”, destacou Yanna.
Funcionamento da Central
A Central de Matrículas continuará atendendo à população ao longo de todo o ano letivo de 2025. Os pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos, assim como os adultos que desejam retomar os estudos, podem procurar a Central e localizar uma vaga para matrícula.
“Seguimos de portas abertas para atender a todos que precisarem de suporte para garantir sua vaga na rede estadual de ensino”, disse Yanna.
A Central está localizada no prédio da Seed, na Praça do Centro Cívico, nº 550, Centro, funcionando no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. A Seed também possui o Call Center 0800 746 4615, para o qual a população pode ligar e buscar informações.