CER II realizou 30 mil atendimentos para pessoas com deficiência em Roraima neste ano

Centro atende casos neurológicos do estado, como síndrome de Down, espectro autista, microcefalia, AVC e traumatismo craniano. – Fotos: Ascom/Sesau

Nesta terça-feira, 3, é celebrado o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de promover a importância da inclusão e da igualdade de direitos das pessoas com deficiência.

Em Roraima, o CER II (Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual) desempenha papel fundamental no bem-estar desse público, realizando aproximadamente 30 mil atendimentos, entre janeiro a novembro deste ano, uma média mensal de quase 3 mil atendimentos.

“Nessa data, reforçamos a necessidade de respeitar os direitos das pessoas com deficiência, promovendo assim a acessibilidade, a inclusão e o combate à discriminação. O segundo ponto elencado é a sensibilização social, ajuda a educar a sociedade sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e a importância de adotar uma perspectiva inclusiva em todas as esferas da vida”, afirmou a coordenadora geral de Assistência Especializada da Sesau (Secretaria de Saúde), Léa Sversut.

Atualmente, as atividades do CER II funcionam no prédio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência em Boa Vista. Atende todos os casos neurológicos do estado, como síndrome de Down, espectro autista, microcefalia, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e traumatismo craniano.

A equipe do CER II é composta por ortopedistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, fisiatra, pediatra, psicólogos, educadores físicos, profissionais de enfermagem, entre outros.

“Estamos aqui para melhorar a qualidade de vida e a comunicação das pessoas com deficiência, promovendo inclusão e desenvolvimento pessoal.”, acrescentou Léa.

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência está localizado na Avenida São Sebastião, 1195, bairro Santa Tereza. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h30.

Programas de assistência

Além dos serviços do CER II, a Sesau desenvolve o Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências. De janeiro de 2023 até novembro de 2024, a iniciativa entregou mais de 1.100 meios auxiliares de locomoção.

O PAPD é uma iniciativa criada com a intenção de proporcionar autonomia para pessoas que possuem algum problema de locomoção, fornecendo cadeiras adaptadas para banho, muletas, cadeiras de roda, entre outros itens.

“São ganhos diários e estamos em busca cada dia mais para que possamos fazer um melhor trabalho para a rede da pessoa com deficiência, para que eles tenham suas qualidades e suas oportunidades garantidas”, destacou Léa.

Como ser atendido

Para receber o item, o interessado deve fazer um cadastro junto ao PAPD, que funciona na estrutura física do NERF (Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro). Os documentos exigidos são os seguintes:

– Cópia da Carteira de Identidade ou Registro de Nascimento;

– Cópia do CPF;

– Cópia de um Comprovante de Residência;

– Cópia do Cartão do SUS;

– Solicitação original do material médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

O Núcleo Estadual de Reabilitação Física está localizado na Avenida Ataíde Teive, 6459, bairro Nova Canaã. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Follow Up

No mesmo período, o CRSM (Centro Referência Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin), por meio da especialidade Follow Up, realizou 6.940 atendimentos para crianças com algum tipo de deficiência.

“Realizamos também a parte de estimulação precoce no Follow Up para crianças prematuras e com malformação congênita, para que possa ser desenvolvida a questão da reabilitação nessas crianças, na parte da estimulação nos seus primeiros anos de vida”, pontuou a coordenadora.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher fica situado na avenida Capitão Júlio Bezerra, 1632, bairro Aparecida.

Suyanne Sá

Veja também

Topo