
Com objetivo de alertar, informar e orientar os jovens, o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) promoveu uma palestra para alunos do ensino médio da Escola Estadual Major Alcides, no bairro Asa Branca, na tarde desta quinta-feira, 10, sobre os ciclos da violência doméstica e familiar, bem como informações a respeito da rede de apoio às vítimas em Roraima.
A ação contou com apresentações de profissionais das áreas de psicologia e assistência social, que detalharam os serviços prestados pelo Centro, explicaram o que pode ser caracterizado como violência doméstica e frisaram a importância de denunciar crimes presenciados dentro ou fora do ambiente familiar.

Conforme a servidora do Chame, Eliane Rodrigues, levar este debate para dentro de sala de aula pode encorajar o aluno a identificar as violências e relatá-las para as instituições responsáveis.
“Destacamos a atuação da Secretaria Especial da Mulher, por meio do CHAME, que acolhe mulheres em situação de violência. Nosso objetivo é que esses jovens, que estão iniciando suas vivências em relacionamentos, compreendam o tema e levem esse conhecimento adiante”, detalhou.

Para a estudante de 16 anos, Nicols Alexandra, o momento agregou muito, pois algumas informações eram desconhecidas até o momento e a palestra abriu a mente para novos conhecimentos.
“Achei muito importante porque é fundamental que nós, os jovens, tenhamos acesso a essas informações sobre os tipos de violência e que há locais e pessoas que estão disponíveis para ajudar a quem precisa”, acrescentou.
A coordenadora pedagógica da escola, Maria Orlene de Oliveira, convive com os jovens diariamente no âmbito escolar e reforçou que é fundamental trabalhar estes assuntos desde cedo com as pessoas.
“Entendemos a importância de, desde já, estar trabalhando junto às adolescentes com relação a esse tema. Nós sabemos que muitas vezes elas presenciam dentro da sua própria residência ou escutam comentários das suas colegas, das suas filhas e nada mais importante do que despertar esse interesse ou levar essas adolescentes e adolescentes à questão de evitar ou buscar a justiça ou a garantia dos seus direitos quando vier a passar por essa situação”, finalizou.

Chame
Integrado à Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Chame oferece acolhimento psicológico, jurídico e social para mulheres vítimas de violência doméstica.
A unidade está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista, e tem um núcleo em Rorainópolis, na Avenida Dra. Yandara, nº 3058, Centro.
Além disso, o Chame desenvolve diversos projetos, como o Grupo Terapêutico Flor de Lótus e cursos de defesa pessoal, realizados ao longo do ano. Também mantém o Centro Reflexivo Reconstruir, voltado para a ressocialização de agressores encaminhados pela Justiça ou que buscam atendimento de forma espontânea.
Para ser atendido ou participar dos projetos da unidade, basta entrar em contato pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.