
A Cia Arteatro, com 32 anos de atuação em Roraima, começa em maio de 2025 a circulação do espetáculo Gotas de Saberes pela região Norte. De gênero infantil, a peça apresenta histórias do povo originário da etnia Macuxi, de Roraima. Contemplado pelo Programa Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia, o espetáculo chegará gratuitamente aos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Tocantins.
O espetáculo tem formato adaptável para apresentação em vários espaços, desde o teatro, passando pelos quintais e escolas até comunidades indígenas, quilombos e feiras. A primeira encenação será no município de Normandia, ao Norte de Roraima. Lá, Gotas de Saberes será assistido pelo público da Escola Municipal Castro Alves, localizada na rua Roberto Costa, s/nº, Centro. Também será realizada Oficina de Contação de Histórias. As atividades ocorrem nos dias 13 e 14 de maio.
Já nos dias 30 e 31 de maio será a vez do público de Belém-PA assistir ao espetáculo, com apresentações marcadas para a Feira do Beco e a Vila da Barca, região periférica da capital paraense. Em junho Gotas de Saberes chegará às capitais Manaus-AM, Macapá-AP, Palmas-TO e Boa Vista-RR, em datas ainda a serem divulgadas. Todas as atividades contarão com acessibilidade em Libras.
Gotas de Saberes é uma obra que transcende as barreiras do público infantil, encantando espectadores de todas as idades. A peça propõe a contação de histórias em forma de espetáculo, com texto inspirado em histórias do povo Macuxi, elaborado pelos atores Anderson Nascimento, Márcio Sergino e Silmara Costa a partir do conto original e do processo de experimentação e vivência pessoal de cada um.
A adaptação Gotas de Saberes traz elementos da infância, de experiências vividas e ancestralidade dos atores. A peça é a concretização do desejo da companhia de realizar um espetáculo que aborde as suas raízes, a sua identidade amazônica e roraimense e contou com a assessoria do dramaturgo e encenador Márcio Marciano na direção e na dramaturgia.
Em cena, as atrizes Silmara Costa e Aravis dão vida a personagens como Jubuti e Onça, presentes nas histórias contadas pelos ancestrais indígenas. O diretor geral Márcio Sergino atua na atuação, percussão e sonoplastia do espetáculo. O trio consegue encantar o público, arrancar gargalhadas e transmitir a riqueza cultural do povo Macuxi.
Agora o espetáculo ganhará o público da Amazônia. “Vai ser muito bom chegar nesses lugares com Gotas de Saberes, levando um pouco dessa ancestralidade do trabalho que nós preparamos, que dialoga com o Norte. Gosto muito dessa mistura, dessa possibilidade que se cria de interação entre os estados. Porque estamos todos na mesma região, mas o norte é tão distante um do outro”, conta o diretor geral Márcio Sergino.
Silmara Costa, gestora do Usina Cultura, espaço que abriga a Cia Arteatro, produtora cultural e atriz, enfatiza a importância dos patrocínios e apoios financeiros para a circulação do espetáculo. “É muito caro viajar pelo país, e a gente tem a questão do fator amazônico, ou custo amazônico, como algumas pessoas conhecem que deixa tudo mais caro para quem mora na região. Então, seria impossível a gente circular pelo Norte, se nós não tivéssemos um aporte como esse”, frisa.
Além disso, a gestora destaca que o Programa Rouanet Norte gera economia nos locais onde o espetáculo chega. “Você precisa contratar uma série de outras pessoas, como produção, assessoria, tradutores, precisa de hospedagem, passagens, alimentação, então tem toda uma economia que gira em torno”, explica.
Sobre a Cia Arteatro
Com 32 anos de atuação, a Cia Arteatro se consolida como uma das mais tradicionais companhias de teatro de Roraima. Já realizou vários espetáculos como Última Estação, Navalha na Carne, O Santo Inquérito, Faustino, A Revolta dos Brinquedos, O Boi Blimundo, entre outros.
Com o espetáculo Gotas de Saberes, a companhia levou quatro indicações, sendo premiada em duas, no XVI Festival de Teatro da Amazônia, em 2022. A apresentação do grupo levou o prêmio principal de Melhor Espetáculo da Mostra Competitiva Jurupari, de peças inéditas. Anderson Nascimento também recebeu o prêmio de Melhor Ator. A Cia ainda foi indicada nas categorias Melhor Maquiagem e Melhor Dramaturgia.
Em 2024 a Cia Arteatro iniciou, junto com o Grupo Baquetá (PR), o projeto ‘Entre Brasis’, que levou apresentações de teatro autoral, para os quatro cantos do país, com a circulação de dois espetáculos afroindígenas: Gotas de Saberes (RR) e KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas (PR), nos estados de Pernambuco, Bahia, Goiás, Roraima e Paraná.
O ‘Entre Brasis” reflete sobre os contextos sociais e raciais dos grupos, com base na contracolonização e afirmação identitária e foi premiado na oitava edição do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, na categoria infantojuvenil. O prêmio tem abrangência nacional, contempla onze categorias e reverencia Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, artista, professora e Rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte-MG.
Rouanet Norte
O Programa Rouanet Norte capta recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura através de renúncia fiscal, levando projetos culturais da região a públicos que dificilmente teriam acesso sem o financiamento. A edição do programa na região Norte é pioneira e deve servir de exemplos para ações futuras que democratizem o acesso à cultura para todas as populações.
Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), em parceria com a Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República (Secom/ PR) e quatro empresas estatais, Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CAIXA) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), o Rouanet Norte foi estruturado para que os agentes culturais dos sete estados da Região Norte tivessem as mesmas oportunidades de autorização para captação de recursos via Lei Rouanet. Os recursos das patrocinadoras serão disponibilizados no valor global de até R$ 200 mil. Para esse alcance foram destinados R$ 24 milhões, beneficiando até 125 projetos.
Ficha Técnica
Direção Geral: Márcio Sergino
Consultoria em Direção e Dramaturgia: Marcio Marciano
Texto: Anderson do Nascimento, Silmara Costa, Márcio Sergino
Dramaturgia: Marcio Marciano
Elenco: Aravis, Márcio Sergino e Silmara Costa
Produção executiva: pam menezes duarte
Percussão e Apoio: Márcio Sergino
Pesquisa Musical e Sonora: Victor Manoel
Cenografia e Concepção do Figurino: Cia Arteatro
Iluminação: Baronso Lucena
Adereços e Elementos Cenográficos: Paulo Trindade
Costureira: Graça de Paula
Fotografia: Pablo Felippe
Assessoria de Comunicação: Gersika Nascimento/ Puraqui Press
Arte Gráfica: Julhy Van Den Berg
Comunicação Digital: Arraia.br http://arraia.br/
Equipe Administrativa Financeira:
Gestora Financeira de Projetos: Izabel Grande
Assessoria em Gestão de Projetos Culturais: Três Calados – Cia de Produção Criativa.
Programa Rouanet Norte, Lei Federal de Incentivo à Cultura | Patrocinador Oficial: Banco da Amazônia | Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução