Cidadania: ALE-RR leva projeto ‘Ouvidoria Estudantil’ no Colégio Vitória Mota Cruz

Estudantes do Ensino Médio assistiram à palestra sobre programa do Legislativo e elegeram duas representantes para atuar como ouvidoras. – Fotos: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

O projeto Ouvidoria Estudantil, desenvolvido pela Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), chegou a mais uma escola do estado. Desta vez, a iniciativa foi implantada no Colégio Estadual Militarizado Vitória Mota Cruz, em Boa Vista, promovendo cidadania e escuta ativa entre os jovens.

O encontro ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira, 19, e reuniu cerca de 60 alunos do Ensino Médio. Na ocasião, os estudantes participaram de uma palestra sobre o funcionamento das ouvidorias e, ao final, elegeram duas colegas para representá-los como ouvidora-geral e vice-ouvidora da escola.

A proposta da Ouvidoria Estudantil é apresentar aos alunos o papel da ouvidoria e como implementar um espaço de escuta dentro do ambiente escolar. O objetivo é criar um canal eficiente de diálogo entre os estudantes, a gestão, a coordenação e os professores.

Liliana Bessa, assessora técnica da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa.

A palestra foi conduzida pela assessora técnica da Ouvidoria, Liliana Bessa, que destacou o papel ativo do aluno na construção de um ambiente escolar mais participativo.

“A partir da escolha das representantes, vamos oferecer uma capacitação para orientá-las. Elas serão o elo entre os colegas e a gestão escolar, levando as demandas e buscando, em conjunto, soluções sólidas”, explicou.

Para o coordenador pedagógico da escola, Gilfran Nascimento, o projeto representa uma oportunidade de desenvolvimento da consciência cidadã dos alunos.

Gilfran Nascimento, coordenador técnico da unidade escolar.

“Eles precisam entender que, em um Estado Democrático de Direito, a cidadania deve ser exercida com consciência. O projeto vem para ensinar que eles são parceiros da gestão escolar, protagonistas do seu aprendizado e também na mediação de conflitos e apresentação de demandas para que a gestão seja capaz de resolver as situações da melhor maneira possível”, frisou.

Representantes eleitas

Após conhecerem o projeto, os estudantes elegeram, por votação democrática, Samara Azzam e Carol Barroco como ouvidora-geral e vice-ouvidora da escola.

Samara, aluna do 1º ano do Ensino Médio, já possui experiência como líder de turma e em grêmios estudantis. Agora, ela assume mais uma missão em prol da comunidade escolar.

Samara Azzam foi escolhida como ouvidora do colégio.

“Quero focar nas questões estruturais do colégio, que é de modelo antigo e precisa de reformas e da ampliação da biblioteca. Conhecer o projeto foi muito significativo porque realmente precisávamos desse apoio”, destacou.

Canais de atendimento

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa é o canal oficial de comunicação entre a sociedade e o Parlamento Estadual. Por meio dela, podem ser enviadas sugestões, reclamações ou elogios. O prazo para resposta é de até 30 dias; caso não seja cumprido, a demanda é encaminhada à Corregedoria-Geral.

O atendimento presencial é realizado na sede da Ouvidoria-Geral, localizada na Av. Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, em Boa Vista, e no núcleo de Rorainópolis, situado na esquina das ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, s/n. O horário de atendimento em ambos os locais é das 8h às 18h.

Também é possível entrar em contato pelos seguintes canais: WhatsApp: (95) 98402-2474 (Boa Vista) e (95) 98402-7039 (Rorainópolis), pelo e-mail ouvidoria@al.rr.leg.br ou por meio da plataforma on-line.

Bruna Cássia

Veja também

Topo