Ciência e Tecnologia: mais de 240 projetos serão apresentados na Fecirr

A Fecirr será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, no Parque Anauá. – Fotos: Arquivo Seed

Está tudo pronto para a 31ª Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), um dos principais eventos voltados para a valorização e o fomento da ciência e tecnologia entre os estudantes de Roraima. Realizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a Feira contará com a apresentação de 244 projetos elaborados pelos estudantes de 11 municípios de Roraima.

A Fecirr será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, no Parque Anauá. As apresentações serão dedicadas aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que terão a oportunidade de apresentar seus projetos. O evento contará com estandes para exposição dos trabalhos, sessões de avaliação e premiação dos melhores projetos em diversas categorias.

De acordo com a integrante da coordenação da Fecirr, Lara Magalhães, o evento reunirá estudantes de escolas estaduais, municipais, indígenas, particulares, federais e colégios militarizados.

“Esse é um evento de grande relevância para a comunidade estudantil e para a sociedade em geral, onde teremos a participação de estudantes de 99 escolas, incluindo os ensinos infantil, fundamental, médio e EJA”, esclareceu. A lista com as escolas participantes está disponível aqui

Lara reforça que a Fecirr oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver e apresentar projetos científicos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

“Participar de uma feira desse porte permite que os estudantes apliquem conhecimentos teóricos em práticas inovadoras, preparando-os para desafios futuros e incentivando o interesse por carreiras científicas”, complementou.

Contribuições para o aprendizado

A Feira Estadual de Ciências de Roraima promove a integração de diversas disciplinas e reforça a aprendizagem interdisciplinar. Por meio da elaboração de projetos científicos, os alunos aprimoram habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, além de ganharem confiança ao expor suas ideias para o público e para avaliadores especializados.

“É fundamental o comparecimento da população, pois a presença da comunidade na Feira valoriza o esforço dos estudantes e incentiva a continuidade de iniciativas científicas nas escolas. Além disso, o público tem a oportunidade de conhecer inovações e soluções propostas pelos jovens, o que pode inspirar outros a se engajarem em atividades científicas e tecnológicas”, enfatizou a coordenadora.

Passaporte para eventos nacionais

Roraima terá participação em eventos nacionais como a Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica), Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), Mctia (Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí) e Femic (Feira Mineira de Iniciação Científica).

“Os vencedores da Feira Estadual terão a oportunidade de participar de feiras nacionais, pois o Governo de Roraima emitirá as passagens para o primeiro lugar de cada etapa de ensino que se consagrar vencedor na etapa local. Essa é uma forma de reconhecimento e incentivo aos estudantes para que despertem cada vez mais o interesse pela ciência e tecnologia”, finalizou a coordenadora.

Lidiane Oliveira

Veja também

Topo