Circuito Amazônico de Quadrinhos é criado para destacar a potência criativa da região

A iniciativa conecta eventos em cinco capitais, artistas e público, consolidando a Amazônia como um polo emergente na produção de histórias em quadrinhos no Brasil. – Foto: Brenda Lemos e Helô Rodrigues

O Circuito Amazônico de Quadrinhos é uma iniciativa inovadora que reúne diversos eventos de quadrinhos das cidades da Amazônia, com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade à produção de quadrinhos da região. Criado para unir as forças dos quadrinistas amazônicos, o circuito busca consolidar a arte sequencial como uma poderosa expressão cultural e artística da Amazônia, destacando a região como um dos novos polos mais promissores da nona arte no Brasil.

Com um foco claro na valorização da produção local, o Circuito Amazônico de Quadrinhos visa aumentar a divulgação das obras amazônicas, padronizando e potencializando as estratégias de comunicação dos eventos que integram a iniciativa. Além disso, a iniciativa fomenta a criação de atividades circulares que conectam as diferentes cidade participantes, criando uma rede colaborativa entre os artistas e o público.

Outro objetivo do circuito é viabilizar a captação de recursos e patrocínios, possibilitando o fortalecimento da infraestrutura dos eventos e garantindo a continuidade do projeto ao longo dos anos. Através dessas ações, o circuito busca não apenas dar mais visibilidade aos quadrinistas e suas obras, mas também proporcionar uma plataforma para novos artistas que possam surgir em decorrência das atividades promovidas.

A iniciativa também desempenha um papel importante na desconstrução de estereótipos e preconceitos relacionados à Amazônia. Ao levar o público a conhecer de perto a rica diversidade cultural da região, o projeto visa apresentar a verdadeira face da população amazônida, suas histórias, costumes e tradições, além de destacar o potencial criativo dos artistas locais.

Os eventos do Circuito Amazônico de Quadrinhos serão repletos de atividades relacionadas ao universo dos quadrinhos. Convidados especiais do mercado editorial brasileiro visitarão diversas cidades do circuito, participando como convidados compartilhados, enriquecendo a programação com suas experiências e conhecimentos. Além disso, o público poderá participar de oficinas, feiras de artistas, cursos e muitas outras atrações que promovem a troca de saberes e a colaboração entre artistas e público.

A programação de 2025 será realizada nas seguintes cidades e datas:

● Manaus (Amazonas): 4 e 5 de abril

● Boa Vista (Roraima): 12 de abril

● Macapá (Amapá): 19 e 20 de abril

● Belém (Pará): 25, 26 e 27 de abril

● Palmas (Tocantins): 7 e 8 de maio

Com um olhar voltado para o futuro, o Circuito Amazônico de Quadrinhos busca, acima de tudo, potencializar a produção de quadrinhos na Amazônia e proporcionar aos artistas locais a chance de se conectarem com outros profissionais e com o público de todo o Brasil, reconhecendo o território Amazônico não apenas como um lugar de riquezas naturais, mas também como um celeiro de criatividade e inovação na cultura e na arte dos quadrinhos.

Em breve mais informações sobre a programação dos eventos serão compartilhadas no perfil do circuito no Instagram

Veja também

Topo