Uma das prioridades da Prefeitura de Boa Vista está em investir na mobilidade urbana. No bairro Canarinho, estão em andamento construções de galerias do tipo bueiro celular, que criarão três acessos e trechos de interligações com implantação de cerca de 256 m de pavimento asfáltico e urbanização.
Dois desses novos acessos estão nas ruas Cassimiro de Abreu e Minervina Franco de Campos, que se interligarão à avenida Getúlio Vargas. O outro trecho está na rua José Faustino da Silva, que proporcionará ligação direta entre as ruas Pedro Teixeira e Vítor Hugo.
A Secretaria Municipal de Obras (SMO) faz a limpeza com máquinas pesadas, para em seguida implantar os elementos de galerias celulares necessários a transpor o curso de água ali existente, seguido do serviço de movimentação de terra e terraplanagem. Em seguida, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) fica responsável pela pavimentação asfáltica, urbanização e sinalização do local.
A secretária municipal de Obras, Deusiana Gouveia, explicou que durante os últimos quatro anos, a prefeitura implantou 46 galerias subterrâneas para transpor depressões – contendo ou não cursos d’água – tanto para locais novos, interligando trechos de vias, quanto para substituição de trechos de pontes existentes. Desses, 23 foram executados na zona urbana e 23 na rural.
“Só na cidade, com esses novos equipamentos, conseguimos criar 9 rotas na cidade. Iniciamos o ano de 2025, implantando galerias em mais seis pontos com a proposta de criarmos mais acessos. Três delas se encontram no bairro Canarinho e após a conclusão dos trabalhos, daremos início em mais três no bairro Olímpico”, disse.
Moradores aprovam melhorias no bairro Canarinho
Em abril do ano passado, a prefeitura também criou dois acessos no bairro, após a implantação de galerias, sendo um na rua Ana Nery e outro na Gonçalves Ledo. Carlos Eduardo Maia, de 44 anos, motorista e morador do bairro há 35 anos, celebra os investimentos feitos pela prefeitura.
“Em 2011, tivemos uma forte chuva que chegou a invadir minha casa e a de alguns vizinhos. Fico muito feliz em ver que a prefeitura está implementando galerias que estão melhorando o escoamento da água, além de criar novas rotas no Canarinho”, afirmou Carlos Eduardo.
Selma King, de 59 anos, dona de casa e moradora do bairro há 30 anos, também comemora as melhorias na infraestrutura da região. “Acredito que, após a conclusão dos trabalhos, o acesso vai melhorar muito. Vou poder sair de casa sem precisar dar a volta no bairro, além de valorizar ainda mais o meu imóvel”, disse a moradora.