Com suporte e auxílio na formalização, Sebrae impulsiona MEIs na retomada da economia local

Semana do MEI em Boa Vista oferece caminhos para o crescimento e a segurança dos pequenos negócios. – Foto: Sebrae-RR

A história de Neide Reis, que nesta terça-feira, 27, formalizou seu negócio durante a Semana do MEI, é um retrato fiel de como o Sebrae Roraima está impulsionando microempreendedores individuais e, consequentemente, a retomada da economia local. O evento, que começou na segunda-feira, 26, e segue até a quinta-feira, 30, em Boa Vista e em todo o Brasil, oferece um suporte abrangente que vai da formalização à capacitação e regularização.

“Há mais de cinco anos, Neide se dedica à produção de cosméticos capilares artesanais, com produtos que atendem ao crescimento do cabelo, queda e reconstrução.

“Eu mesma os faço e eles atendem o crescimento do cabelo, queda e reconstrução. Tenho clientes que recuperaram cabelos emborrachados ou com corte químico em menos de um mês. Clientes que eram calvos ou tinham cabelo ralo e quebradiço hoje não são mais”, relata Neide.

A necessidade de formalização surgiu da dificuldade em adquirir matérias-primas. “Pelo fato de eu não ter o CNPJ, estava tendo dificuldade de comprar esses componentes para a produção dos meus produtos em algumas empresas que não aceitam o CPF. Esse é o motivo pelo qual estou vindo para formalizar o MEI”, explica, certa de que a formalização trará muitos outros benefícios e abrirá portas.

Para Neide, a iniciativa do Sebrae é transformadora.

“É algo que nos trará muito conhecimento sobre o mundo dos negócios. Eu já me sinto uma empresária, tenho meu próprio negócio e minha própria renda. O Sebrae é uma bênção na vida do microempreendedor, da pessoa que está começando ou que ainda não tem uma estrutura financeira; é uma abertura de portas”, afirma.

Capacitação e ferramentas para o sucesso

O Sebrae vai além da formalização, equipando os MEIs com as ferramentas e a capacitação necessárias para que desenvolvam suas atividades dentro da legalidade e com a melhor gestão possível. Wandy, analista do Sebrae, explica que as ações visam fortalecer as pequenas empresas no mercado.

“As capacitações ofertadas, que atendem a uma grande necessidade de conhecimento sobre gestão de negócio, contribuem muito para que os empresários tenham uma visão diferente do que realmente é negócio e de como podem impulsionar seus empreendimentos. Essas capacitações vêm ao encontro da necessidade do empresário se enxergar como tal e desenvolver seus negócios para crescer e permanecer no mercado”, detalha.

Além das capacitações, o Sebrae oferece suporte na regularização de questões fiscais e burocráticas. Muitos MEIs, após a formalização, desconhecem suas obrigações, como o pagamento mensal da Guia de Recolhimento do Microempreendedor Individual (DAS) e a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).

“Muitas vezes, eles deixam essas obrigações de lado, o que pode se acumular no futuro, trazendo prejuízos ao empreendedor, com a geração de multas e juros por atraso na entrega e no pagamento desses impostos. É importante que o empresário conheça não só seus benefícios como microempreendedor individual, mas também suas obrigações”, alerta Wandy

O Sebrae atua como um facilitador para que esses empreendedores regularizem sua situação.

“Aqui, fazemos o levantamento de toda a dívida do empreendedor e verificamos a melhor possibilidade para que ele quite essa dívida. Apresentamos formas de regularizar, inclusive com parcelamento”, esclarece.

Soluções para desafios cotidianos e a orientação profissional

A Semana do MEI é um espaço onde dúvidas e problemas burocráticos encontram soluções. Alexandre Coutinho, microempreendedor individual, procurou o Sebrae para resolver questões relacionadas à emissão de notas fiscais e ao certificado digital.

“Deparei-me com uma situação relacionada a notas fiscais. Graças a Deus, temos esta porta aberta aqui. Convido quem tiver dúvidas relacionadas às suas empresas no segmento do MEI a vir. Sou um testemunho; eles estão aqui para nos direcionar, para nos dar uma direção correta para que possamos crescer. O Sebrae está nos orientando a tomar as decisões corretas”, relata Alexandre.

Para Alexandre, a clareza e a simplicidade das orientações foram o diferencial do atendimento durante sua visita ao Sebrae. “Em relação à minha situação, foi também o certificado digital. O rapaz me orientou direitinho ali. Saí daqui satisfeito com o que ele me passou. Coisas que eu achava bastante complicadas eram super simples. O rapaz é especialista em tirar nossas dúvidas. Tirou a minha dúvida, estou indo para a minha empresa satisfeito”, conclui, reforçando a eficácia do atendimento.

A Semana do MEI continua até sexta-feira, 30 de maio, em Boa Vista e em todo o Brasil, com atendimento para quem já tem um empreendimento ou quer começar a empreender. A programação inclui palestras, capacitações, orientações sobre linhas de crédito e serviços de regularização junto à Receita Federal, Junta Comercial, Suframa e outros órgãos. Essa iniciativa estratégica do Sebrae fomenta o crescimento dos pequenos negócios e, consequentemente, impulsiona a retomada da economia local, gerando emprego e renda para a população.

Veja também

Topo