O mês de dezembro de 2024 teve queda de vendas no varejo da maior parte dos Estados do Brasil. Entretanto, Roraima seguiu o caminho contrário e alcançou índice de crescimento de 3,9%, o maior do país no período. O dado é destaque no estudo econômico “Índice do Varejo” divulgado pela fintech brasileira Stone.
Este foi o terceiro mês seguido que o Estado foi o mais bem posicionado do Brasil no levantamento. Em novembro, Roraima teve índice de crescimento de 12,4% e, em outubro, esse crescimento foi de 10,4%, reforçando o sucesso do ambiente de negócios criado nos últimos seis anos, conforme ressaltado pelo governador Antonio Denarium.
“Esse estudo mostra que aqui é um novo ambiente para fazer negócios e muitas vezes, o melhor ambiente para que novos empreendedores possam empreender, trabalhar, comprar e vender. Ou seja, a gente consegue ter um dinamismo na nossa economia que antigamente a gente não tinha. E isso ocorre por conta da melhoria do ambiente de negócios propiciado pela nossa gestão”, frisou o governador.
O secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento, Fábio Martinez, destacou que alguns fatores foram determinantes para esse resultado positivo para Roraima. Entre eles, o aquecimento do mercado de trabalho. Isso significa que o empresariado roraimense tem gerado vagas de emprego nos últimos meses.
“Isso demonstra a confiança dos empresários em seus negócios. Ou seja, eles estão confiantes na economia de Roraima, fazendo com que eles contratem mais pessoas, beneficiando mais famílias roraimenses, que têm uma segurança maior em relação ao seu emprego. Uma estabilidade que a gente está vivenciando aqui no ano de 2024, trazendo aumento em suas vendas”, explicou.
Em relação aos resultados do mês de dezembro, os Estados de Sergipe (3,5%), Rondônia (2,2%), Pará (1%) e Goiás (0,9%) foram as demais localidades com resultados positivos registrados. Os demais 21 Estados e o Distrito Industrial atingiram índices negativos e, destes, Santa Catarina (-7,1%), Paraná (-4,8%) e Rio Grande do Sul (-4,7%) foram os Estados com os piores índices.
Durante 2024
Em 2024, o Estado de Roraima cravou resultados positivos em onze dos doze meses do ano no que se refere à venda no varejo, conforme o “Índice do Varejo”. O destaque fica para os meses de novembro, outubro e agosto. Nesses meses, houve os respectivos registros de 12,4%, 10,4% e 7,7%.
Seguindo os meses com os melhores resultados registrados no estudo, estão os meses de julho, março e setembro, quando houve os registros positivos, respectivamente, de 6,6%, 5,6% e 4,2%.
Os meses de fevereiro, junho, maio e abril foram os meses com os menores resultados positivos no levantamento, respectivamente com 3,3%, 2,2%, 2,1% e 0,3%. Janeiro foi o único mês de 2024 em que Roraima obteve um resultado negativo, com o índice de -6,3%.
O estudo
O “Índice do Varejo”, produzido pela fintech brasileira Stone, tem como objetivo dar um panorama mensal completo sobre o mercado varejista brasileiro. Para isso, são cruzados informações públicas sobre números transacionais dos clientes da companhia.
No panorama nacional, o Brasil teve uma queda de 3,5% no volume de vendas do comércio varejista em comparação ao mês de novembro. No comparativo das vendas físicas e digitais, as vendas físicas tiveram queda de 4,2%, enquanto as vendas físicas cresceram mensalmente 3,4%.