Um total de 562 crianças foram inscritas para concorrer às vagas do Comitê das Crianças da Prefeitura de Boa Vista. O prazo se encerrou na quarta-feira, 28, e a seleção dos integrantes será feita no dia 14 de março, mediante sorteio na página oficial da prefeitura no youtube. São 24 vagas (entre titulares e suplentes) para crianças entre 6 e 10 anos de diferentes regiões da capital, comunidades indígenas e área rural.
A criação do comitê foi estabelecida a partir da adesão do município de Boa Vista à Rede Latino-Americana por meio do Programa Internacional Cidade das Crianças e faz parte das políticas públicas voltadas à primeira infância na capital. A iniciativa tem como objetivo discutir, em reuniões bimestrais, ações sobre saúde, social, lazer, obras, educação entre outras áreas, propondo mudanças e melhorias.
“Depois das 24 crianças serem sorteadas, o projeto será iniciado. A primeira reunião terá a presença do prefeito, e os integrantes do comitê vão conhecer um pouco da nossa política pública. Além disso, faremos trabalhos práticos para incitar a criatividade dos pequenos e daí, grandes ideias podem surgir para nossa cidade”, disse a secretária municipal de Gestão Social, Nathalia Cortez.
Como vai funcionar?
Conforme regulamento, o comitê será formado por, no mínimo, 24 crianças residentes em Boa Vista, com idade entre 6 e 10 anos, selecionadas por meio de sorteio, considerando a densidade populacional das zonas territoriais da cidade, obedecendo a seguinte proporção:
a) Região I: Dois representantes do Centro, 01 (um) menino e 01 (uma) menina;
b) Região II: Quatro representantes da Zona Norte, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
c) Região III: Quatro representantes da Zona Sul, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
d) Região IV: Dois representantes da Zona Leste, 01 (um) menino e 01 (uma) menina;
e) Região V: Seis representantes da Zona Oeste, 03 (três) meninos e 03 (três) meninas;
f) Região VI: Quatro representantes da Zona Rural e Indígena, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
g) Dois representantes com deficiência, 01 (um) menino e 01 (uma) menina.
Ana Luiza Cardoso