Conferência Nacional: Roraima se prepara para evento sobre questões ambientais no contexto escolar

Evento tem como tema “Com Educação e Justiça Climática” e é destinada a alunos de 11 a 14 anos e que estejam cursando o ensino fundamental II. – Fotos: Ascom/Seed

A Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) está se preparando para garantir a participação de Roraima na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, programada para este ano. O evento reunirá representantes de todas os Estados do Brasil, promovendo o protagonismo infantojuvenil e a discussão sobre questões ambientais no contexto escolar.

A conferência tem como tema “Com Educação e Justiça Climática” e é destinada a alunos de 11 a 14 anos e que estejam cursando o ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Nessa quarta-feira, 15, também foram alinhados os próximos passos para que as escolas participem das conferências locais e foi realizada uma reunião com membros da comissão que organiza o evento no âmbito estadual.

De acordo com a diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais), Rosilda Garcia, o planejamento começou em 2024.

“Essa reunião contou com a minha participação, além de Naiva Lima, chefe da Divisão de Educação Ambiental, e de Brigidarka Lima, da Assessoria de Planejamento da Seed e faz parte de uma série de encontros realizados com os estados para definir estratégias de planejamento para a conferência”, explicou Rosilda.

Nessa reunião contou com a minha participação, além de Naiva Lima, chefe da Divisão de Educação Ambiental, e de Brigidarka Lima, da Assessoria de Planejamento da Seed e faz parte de uma série de encontros realizados com os estados para definir estratégias de planejamento para a conferência”, explicou Rosilda.

Etapas e Cronograma

A Divisão de Educação Ambiental da secretaria, sob a liderança de Naiva Pereira Lima, tem desempenhado um papel fundamental na organização das atividades. Segundo Naiva, as oficinas preparatórias para as Conferências Escolares já estão agendadas para ocorrer entre 11 e 28 de fevereiro de 2025.

“Na conferência, ocorrerá um debate amplo sobre educação e justiça climática. Os alunos apresentarão propostas e as defenderão. Esses representantes defenderão o melhor projeto de sua escola na Conferência Estadual”, explicou Naiva.

Após a conclusão das conferências escolares, a etapa estadual está prevista para ocorrer até 20 de junho. O evento contará com a participação de 250 representantes, incluindo técnicos da Seed e delegados eleitos nas escolas.

Como participar

Todas as escolas do ensino fundamental estão convidadas a participar. Os estudantes terão papel de destaque, sendo os protagonistas das conferências, enquanto gestores, coordenadores pedagógicos, professores e outros membros da comunidade escolar atuarão como colaboradores.

Cada escola receberá o material “Passo a passo para a Conferência do Meio Ambiente na Escola”, que orienta sobre os procedimentos e princípios para a realização do evento. Durante as conferências, os estudantes elegerão um delegado ou delegada, definirão uma proposta e elaborarão um cartaz para divulgar sua ideia na comunidade.

As propostas das escolas serão sistematizadas nos municípios e, posteriormente, no Estado, culminando na seleção das delegações estaduais que representarão Roraima em Brasília.

Layse Menezes

Veja também

Topo