Congresso Amazônico vai debater soluções inovadoras para enfrentamento de Doenças Tropicais Negligenciadas

Programação será nos dias 27 e 28, é aberta para toda comunidade roraimense e contará com a presença de especialistas de diversas áreas. – Fotos: Divulgação

Nos dias 27 e 28 de novembro, a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) realiza o Congresso Amazônico de Doenças Tropicais Negligenciadas, que reunirá pesquisadores, profissionais de saúde, professores e estudantes no campus Célia Maria Magalhães Nobre, localizado na rua Presidente Juscelino Kubitscheck, no bairro Canarinho.

O evento, promovido pela Uerr em parceria com a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) e do Governo de Roraima, tem como objetivo principal debater soluções inovadoras e interdisciplinares para o enfrentamento das Doenças Tropicais Negligenciadas. Pois, além de serem historicamente marcadas pela invisibilidade, essas enfermidades representam um obstáculo significativo ao desenvolvimento humano e social da região.

“O Congresso Amazônico busca, não apenas compartilhar conhecimento, mas também fortalecer colaborações interinstitucionais que contribuam para políticas públicas eficazes e ações integradas de saúde, principalmente, dentro do ambiente acadêmico”, destacou a coordenadora do evento, Profª Drª Ellen Bertelli.

A programação é aberta para toda comunidade roraimense e contará com a presença de especialistas de diversas áreas, como Ciências Veterinárias, Epidemiológica, Enfermagem e Saúde Pública.

“Trata-se de um espaço que busca a integração entre profissionais, pesquisadores e estudantes. Criando um espaço de diálogo e troca de experiências entre saúde humana, animal e ambiental. É uma iniciativa que aproxima a prática da academia!”, enfatizou a coordenadora.

Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp: (95) 99171-0040

Profª Drª Ellen Bertelli.

Confira a programação

27/11

8h às 9h – Recepção e Credenciamento dos Participantes

9h às 9h30 – Mesa de Abertura

9h30 às 10h30 – Palestra de Abertura: Uso da Epidemiologia para o Planejamento e Prevenção das Doenças Tropicais Negligenciadas (Dra. Isis Abel Bezerra – UFPA)

10h30 às 11h – Coffee Break

11h00 às 12h – Palestra: Do Contato ao Cuidado – Boas Práticas no Relacionamento com Comunidades Indígenas (Médica Especialista Joicilene Cruz Mandulão – AgSUS)

14h00 às 15h30 – Mesa Redonda: Uma Só Saúde – Integração de Saberes para o Cuidado Integral em Territórios Amazônicos

15h30 às 17h – Apresentação de Pôsteres

8h – 17h – Tenda Interativa

28/11

08h às 12h – Oficina: Percepção do Uso de Metodologias Ativas na Capacitação de Profissionais de Saúde na Profilaxia da Raiva Humana (Leidiane Araújo Silva – UFPA)

08h às 9h30 – Palestra: Malária na Amazônia – Avanços, Desafios e Estratégias de Vigilância e Tratamento (Ronan Rocha Coelho – Coordenação de Eliminação da Malária/Ministério da Saúde)

09h3 às 10h – Coffee Break

10h às 11h30 – Palestra: Aplicações das Tecnologias em Saúde no Contexto das Doenças Negligenciadas (Dr. Paulo André Ignácio Pontes – IFPA)

14h às 15h30 – Mesa Redonda: Doenças Tropicais Negligenciadas em Roraima – Invisibilidade, Desigualdade e Desafios para a Saúde Pública na Amazônia

15h30 às 17h – Apresentação de Pôsteres

17h- Divulgação dos Trabalhos Premiados e Encerramento do Evento

8h às 17h – Tenda Interativa

Luzimário Pires

Veja também

Topo