Conscientização e Segurança: ALE-RR sedia abertura da Semana Nacional de Trânsito

Lei nº 1745/2022, do ex-deputado Evangelista Siqueira (PT), prevê Semana e Dia de Conscientização no Trânsito em Roraima. – Fotos: Marley Lima

A Assembleia Legislativa (ALE-RR) sediou na manhã desta sexta-feira, 15, no plenarinho Valério Caldas Magalhães, a abertura da Semana Nacional de Trânsito. A Semana de Trânsito em nível estadual entrou no calendário oficial de eventos do Estado com a Lei nº 1745/2022, do ex-deputado Evangelista Siqueira (PT), que prevê a Semana e o Dia de Conscientização no Trânsito em Roraima. O encerramento será no dia 23, no Pátio Roraima Shopping, e reunirá todas as instituições de trânsito

Na abertura, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) entregou os prêmios aos alunos vencedores de cada uma das 11 escolas participantes do Projeto Jovem Condutor. O concurso de conhecimentos contou com uma redação e um simulado sobre trânsito. Além de um celular, os participantes e os representantes dos estabelecimentos de ensino receberam certificados.

O diretor-presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, destacou que a instituição trabalha com os pilares da gestão, melhoria do atendimento ao público, fiscalização e educação no trânsito.

“A conscientização é o trabalho bem mais difícil, pois temos que internalizar para quem já está no dia a dia no trânsito que deve continuar seguindo aquelas regras que aprendeu lá na autoescola, quando tirou a sua CNH. Muita gente não gosta da fiscalização, mas é importante para toda a sociedade porque reprime o mau condutor e, assim, diminui os índices de acidente e de vítimas que dão entrada no HGR [Hospital Geral de Roraima]”, explicou.

Duarte ressaltou que o programa Jovem Condutor é uma iniciativa que trabalha desde cedo essa educação no trânsito, portanto incentiva os jovens estudantes a serem bons condutores e multiplicadores para um trânsito mais tranquilo.

“Somos o primeiro Estado do Brasil a aplicar essas aulas da CNH [Carteira Nacional de Habilitação] no ensino médio. Temos quase 700 alunos fazendo as aulas preparatórias, e é muito bom ver que estão se dedicando e que em breve vão tirar o documento. Quem ganha com isso é Roraima e toda a sociedade brasileira”, disse.

Jônatas Lima Nunes

Alunos premiados aprendem mais sobre trânsito

O estudante Jônatas Lima Nunes, da Escola Estadual José Vieira de Salles Guerra, tem 16 anos e foi um dos vencedores da 1ª edição do concurso Jovem Condutor. Ele conta com entusiasmo sobre a premiação.

“Eu fiquei com um total de 107 pontos, sendo 85 da redação e 22 no simulado. Essa foi uma experiência fantástica porque além de eu desenvolver ainda mais a minha habilidade para a redação, que é uma coisa que eu gosto de fazer, pois amo escrever, eu também acabei aprendendo mais sobre o trânsito, sobre a importância de falar desse tema”, detalhou.

Para o estudante, a iniciativa movimenta a escola e faz os alunos interagirem. “Foi uma experiência muito boa porque também pude compartilhar com meus colegas, aquela empolgação, aquela coisa de concorrer a um prêmio, e eu gosto muito dessa sensação. Receber esse prêmio me fez lembrar o esforço que tive, o método que apliquei para conseguir. Estou muito feliz, o celular que ganhei é bem melhor que o velho”, relatou.

Keila Souza

O aprendizado, segundo ele, foi impactante. “Fiquei impactado com as leis, que são muito rigorosas. As regras são complexas e completas, o que me fez repensar sobre os cuidados que a gente tem que ter no trânsito. Quem cumprir as regras, jamais vai cometer um acidente, e vai contribuir para um trânsito mais seguro”, observou.

Keila Souza tem 16 anos e mora no município de Mucajaí. Estudante da Escola Padre José Monticone, ela contou que a experiência serviu de aprendizado e que ficou surpresa por ter sido selecionada entre os concorrentes.

“Foi bem impactante quando o professor falou meu nome na sala e comunicou que eu tinha sido a ganhadora. Fiquei bem feliz. Eu aprendi muita coisa, pois sabia mais ou menos sobre o trânsito. Agora, toda vez que venho para Boa Vista, eu percebo com mais atenção as ruas traçadas e os significados”, contou.

Brayan Adrian Pestana Devera

O estudante Brayan Adrian Pestana Devera, 16, alunos da Escola Major Alcides, é venezuelano e mora há dois anos em Roraima. Além de ter gostado de tudo que vivenciou, contou como foi simulado.

“Eu achei a redação um pouco difícil, mas além dos livros vi os tutoriais no YouTube. Percebi que aqui no Brasil o pessoal do Detran cuida mais das ruas, são mais rígidos com a lei, multando as pessoas que fogem das regras. Aprendi muito sobre a sinalização. Estou feliz por ter sido escolhido e por estar pela primeira vez na Assembleia Legislativa”, disse.

Dados

Dados do Detran-RR mostram que em 2022 foram registrados 2.688 acidentes. De janeiro a março do ano passado, foram contabilizados 652. No mesmo período deste ano, 667.

As estatísticas apontam que neste ano também aumentou o número de mortos. Enquanto o ano de 2022 fechou com 44 pessoas mortas no trânsito, somente em 2023, de janeiro a março, já morreram 50 pessoas. Destas, 26 são motociclistas, 7 conduziam carros e 3 eram pedestres.

Conforme mostram os registros do Detran, no ano passado 5.938 pessoas se envolveram em acidentes. Em 2022, de janeiro a março, foram 1.411 envolvidas, enquanto este ano, no mesmo período, passou para 1.506, ou seja, 95 a mais. A causa dos acidentes, conforme apurou o órgão de trânsito, está relacionada ao desrespeito à placa PARE em cruzamentos e uso indevido de celular.

O ano de 2022 encerrou com 20.182 registros. Este ano, até agosto, já foram registradas 17.346 infrações. No topo das infrações, está a condução de veículo sem CNH (21%), seguido de veículo sem licenciamento (14,9%) e embriaguez no trânsito (5%).

Programação

A chefe da Divisão de Educação de Prevenção de Acidente de Trânsito do Detran-RR, Andréia Nicoletti, disse que a programação conta com muitas ações em educação. “Teremos até o dia 23 blitzes educativas, palestras nas escolas e vamos finalizar com uma exposição no shopping. Teremos também uma surpresa que vai impactar muito a comunidade”, afirmou.

Confira abaixo a programação:

16/9 (sábado)

Blitz integrada “Bom Condutor” com PRF, Ciptur, Detran, Smtran e Sest/Senat

Local: Avenida das Guianas

Horário: 21h

18/9 (segunda-feira)

Blitz Detran-RR e PRF

Ação para doação de sangue em parceria Detran-RR e Hemoraima

Horário: 8h

Local: BR-174 – Posto da PRF (próximo ao Água Boa)

19/9 (terça-feira)

Exposição da Minicidade e jogos de tabuleiro com o Projeto Jovem Condutor

Horário: 14h às 18h

Local: Escola Estadual América Sarmento

Blitz educativa com distribuição de material

20/9 (quarta-feira)

Exposição da Minicidade e jogos de tabuleiro com o Projeto Jovem Condutor

Horário: 14h às 18h

Local: Escola Estadual Major Alcides

Blitz educativa com distribuição de material

21/9 (quinta-feira)

Blitz integrada com PRF, Ciptur, Detran, Claretiano, Smtran e Sest/Senat

Distribuição de mudas de plantas

Ação para doação de sangue em parceria Detran-RR e Hemoraima

Local: Em frente ao Detran-RR

22/9 (sexta-feira)

Ação da PRF com Ciptur, Detran, Smtran e Sest/Senat

Horário: 8h

Local: Posto da PRF (próximo ao Água Boa)

23/9 (sábado)

Exposição no Pátio Roraima Shopping com PRF, Ciptur, Detran, Smtran, Sest/Senat, CBM, SAMU.

Marilena Freitas

 

Veja também

Topo