Equipe do Parlamento Jovem apresenta projeto na Escola Wanda David Aguiar

Nesta edição, estudantes terão a oportunidade de vivenciar todas as etapas de uma eleição, desde o registro das candidaturas até a contagem dos votos. – Fotos: Nonato Sousa

Uma equipe formada por jovens do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) apresentou na tarde desta segunda-feira, 24, aos alunos da Escolas Estadual Wanda David Aguiar, o projeto “Parlamento Jovem Roraimense”, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Programas Especiais em parceria com Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RR) e Secretária de Educação e Cultura do Estado de Roraima (Seed/RR). As eleições ocorrerão no dia 18 de agosto.

A edição 2023 do projeto, lançado na quinta-feira (20), elegerá quatro alunos de seis instituições de ensino da capital, totalizando 24 deputados, entre estudantes do 1⁰ ano do ensino médio com até 18 anos de idade.

Pablo Sérgio Bezerra

“Montamos uma equipe de jovens servidores, que se prepararam ao longo dos últimos dois meses e nessa semana será o período de sensibilização. Os jovens vão às escolas, apresentar o programa, dizer as regras e dialogar com os jovens das seis escolas contempladas. Depois vamos apresentar as temáticas sobre educação, saúde, política, meio ambiente, temas que poderão os candidatos apresentar como propostas”, explicou o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra.

Transcorrida a fase de sensibilização, a segunda etapa será a inscrição e logo depois o período de campanha eleitoral. “É uma campanha normal, como se fosse a política partidária que acontece organizada pelo TRE. E no dia 18 faremos a eleição nas seis escolas. Cada escola vai poder eleger quatro deputados estaduais, sendo que serão dois jovens homens e duas jovens mulheres. Nós estamos trabalhando a questão da paridade”, enfatizou.

Clara Kainy Souza

O diferencial nesta edição do Parlamento Jovem Roraimense, conforme o superintendente Pablo Sérgio, é que, tanto a apresentação como a execução do projeto está sendo feita por jovens servidores. A votação eletrônica, também é novidade. Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar todas as etapas de uma eleição, desde o registro das candidaturas até a contagem dos votos. “O TRE vai instalar as urnas eletrônicas nas escolas e caberá aos alunos as funções de mesários e presidentes de mesa. Serão quase quatro mil alunos envolvidos”, destacou.

A estudante Clara Kainy Souza, 16 anos, do 1° ano, disse que o interesse dela por política é pequeno, entretanto, o projeto lhe chamou atenção. “Não curto muito, mas eu assisto. Não gosto muito porque são mais homens que participam da política, tem poucas mulheres. Agora com o Parlamento Jovem quero entender mais”, disse, ao ressaltar que, caso se exercesse um cargo político, focaria nas necessidades da comunidade.

Lindalva Cabral de Souza

A gestora da escola Wanda David Aguiar, Lindalva Cabral de Souza, disse que o projeto vai proporcionar aos estudantes mais vivência na política, principalmente porque muitos não têm esse conhecimento.

“Recebemos o projeto com grande satisfação porque está oportunizando nossos adolescentes a vivenciar o processo político, haja vista que muitos deles não têm essa oportunidade e esse conhecimento. Eles valorizarão o voto e também a escolha dos seus representantes”, observou a gestora, ao assegurar que professores e alunos já estão engajados com o processo.

Integrante da equipe do Parlamento Jovem, Lucas Moreira, 21 anos, contou que houve uma preparação criteriosa para a tarefa de mobilizar outros jovens a se interessarem pelo processo político. “O que os jovens pensam sobre política? Desde cedo somos condicionados a pensar a política como algo ruim, então a gente vai usar essa edição do projeto para quebrar esse paradigma”, disse.

Lucas Moreira

Conforme Lucas, durante a execução do projeto serão repassados aos alunos das unidades de ensino participantes, conceitos de política, democracia, funções dos três poderes e liderança da juventude. “Como a gente pode se mobilizar para ser líder tanto no contexto da política, quanto para ser uma figura importante na sociedade, um empresário, um artista. De fato, exercer o seu poder como cidadão”, completou.

Nesta terça-feira, 25, a equipe estará na Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt, a partir das 8h30. Confira abaixo a programação:

Parlamento Jovem Roraimense – fase de apresentação do projeto

25/07 – Hildebrando Ferro Bittencourt – 8h30

25/07 – Dr Rittler de Lucena – 14h30

26/07 – Camilo Dias – 8h30 e 14h30

27/07 – Ana Libória – 8h30, 16h e 19h

28/07 – Major Alcides – 10h30 e 16h30

Cronograma de campanha e treinamento de mesários do projeto nas escolas, de 7 a 17 de agosto: ALERR e TRERR

Wanda David Aguiar -16h e 19h

Hildebrando Ferro Bittencourt – 9h

Dr Rittler de Lucena – 16h

Camilo Dias – 9h e 16h

Ana Libória – 9h, 16h e 19h

Major Alcides – 10h e 16h

Eleições: 18 de agosto

Diplomação TRE/RR – 23 de agosto, 10h

Posse: Setembro

Sessões parlamentares: Setembro e outubro

Marilena Freitas

 

Veja também

Topo