Coordenadoria de Relações Internacionais promove quinta edição do UFRR Acolhe

Programação desta edição contará com apresentação cultural, palestras, momentos de confraternização e compartilhamento de experiências. – Fotos: Ascom | UFRR

Com o objetivo de realizar a integração dos estudantes internacionais, a Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT), promoverá nesta segunda-feira, 31, a quinta edição do UFRR Acolhe. O evento acontece no Salão Nobre da Reitoria, a partir das 8h30.

A programação desta edição contará com apresentação cultural, palestras, momentos de confraternização e compartilhamento de experiências. Entre as atividades estão as palestras “Repensando o Brasil: Sujeitos e histórias plurais” com o professor Gabriel Damasceno (CCH/UFRR) e “Conhecendo o certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras)” com a professora Maria Oyama (Nucele/UFRR).

Além das palestras, o UFRR Acolhe terá o minicurso “Os gêneros textuais/discursivos como mediadores nas aulas de línguas adicionais” ministrado pela professora Ancelma Barbosa (CCLA/UFRR). Essa atividade ocorre com entrada franca no auditório do PPGL/UFRR.

Conforme o coordenador da CRINT, professor Marcus Vinícius da Silva, o evento é um momento essencial de recepção e integração dos alunos internacionais que chegam a UFRR por meio do PEC-G, modalidade do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) do governo brasileiro. Este programa oferece a estudantes estrangeiros vagas para graduação no Brasil em todas as áreas do conhecimento.

“A realização do UFRR Acolhe reafirma o compromisso da universidade com a internacionalização e com a construção de um ambiente acadêmico acolhedor. Receber esses estudantes significa não apenas oferecer oportunidades de formação acadêmica no Brasil, mas também criar um espaço de troca cultural dentro do espaço institucional, onde diferentes perspectivas linguísticas e culturais possibilitam mais riqueza e diversidade no espaço de formação da UFRR. Nosso objetivo é garantir que esses alunos se sintam bem-vindos, apoiados e preparados para essa nova etapa de suas trajetórias acadêmicas e pessoais”, destaca o coordenador.

Programação

8h30 – Voz e violão com Val Abreu;

9h – Abertura oficial (composição de mesa);

10h – Palestra “Repensando o Brasil: Sujeitos e histórias plurais” – professor Gabriel Damasceno (CCH/UFRR);

11h – “Conhecendo o certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras)” – professora Maria Oyama (Nucele/UFRR);

11h40 – Momento de confraternização;

12h – Almoço no restaurante universitário;

14h – Minicurso “Os gêneros textuais/discursivos como mediadores nas aulas de línguas adicionais” professora Ancelma Barbosa (CCLA/UFRR).

Veja também

Topo