A Policlínica Coronel Mota e a UFRR (Universidade Federal de Roraima), promoveram na tarde desta sexta-feira, 6, a oficina de Natal “Fuxicando com a Arte”.
Realizada por meio do PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) da UFRR, a atividade teve como proposta a integração de ações de ensino-serviço-comunidade, como foco nas servidoras que atuam na unidade.
“O Fuxicando com a Arte é uma proposição do PET-Saúde, que é justamente para cuidar das nossas mulheres, das trabalhadoras que atuam aqui na unidade. Esse evento visa a integração da equipe e trabalhar a saúde mental dessas trabalhadoras”, afirmou a gerente técnica do Coronel Mota, Liliane Junqueira.
A programação contou a realização de uma palestra sobre a importância da saúde mental, proferida pela psicóloga da unidade, Mariana Pessoa, e confecção de artesanato. Ela destacou a importância da ação para as servidoras.
“Esse projeto é de fundamental importância porque traz as servidoras, ainda no seu local de trabalho, para trabalharem com a arte e com diversos temas que estamos trazendo. Hoje o tema é saúde mental, e enquanto a gente trabalha com [a confecção de] fuxico, com laço, nós também trazemos algumas reflexões”, disse.
Acadêmica de Psicologia da UFRR, Márcia Valéria ajudou na estruturação das atividades do evento. Para ela, a promoção de atividades como essa ajudam os profissionais de saúde a terem maior compreensão do trabalho que realizam para os diversos grupos da sociedade.
“Esse programa é formado por discentes de vários cursos da Universidade. Nisso, nós temos nos nossos grupos alunos da Enfermagem, Psicologia e de Ciências Sociais, e essas pessoas trazem para as trabalhadoras uma série de temáticas, como violência contra a mulher, seja de gênero ou de raça, trabalhadoras deficientes e questões voltadas ao público LGBT”, pontuou.