O corregedor-geral da PCRR (Polícia Civil de Roraima), delegado Mauricio Nentwig, participou, nesta quinta-feira, 19, do Encontro Nacional de Corregedores Gerais das Polícias Estaduais, realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O encontro ocorreu no auditório Tancredo Neves do Palácio da Justiça, em Brasília-DF. Nesta quinta-feira, ele representa ainda, o estado de Roraima no Seminário Internacional sobre Regulação do Uso da Força.
Conforme o corregedor, este encontro visa fortalecer as práticas de integridade e combate à corrupção no âmbito da segurança pública.
“O evento reuniu corregedores gerais dos órgãos de polícia do Brasil e de países parceiros, promovendo discussões sobre temas relevantes para a consolidação das práticas das corregedorias”, disse.
Para ele, a iniciativa do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) mostra o compromisso em manter a integridade dos processos nas corregedorias.
“Reforça um dos objetivos do Ministério da Justiça em promover a transparência, a integridade e a eficiência nas ações das instituições de segurança pública, buscando sempre a proteção dos direitos humanos e o aprimoramento das práticas institucionais”, disse.
Regulação do uso da força
Além disso, o delegado também participa nesta quinta-feira, também no Palácio da Justiça, do Seminário Internacional sobre Regulação do Uso da Força.
O objetivo do evento, conforme explicou Nentwig, é intensificar esforços para aprimorar as normas e procedimentos relacionados à regulação do uso da força pelas instituições de segurança pública.
“Nesse contexto, a Senasp desenvolveu o evento em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, para treinar e aperfeiçoar todos os participantes”, disse.
O evento, que ocorrerá em formato presencial, também será transmitido pelo canal do MJSP no YouTube.
O seminário tem ainda como objetivo debater a regulação do uso da força de forma comparativa na América Latina e apresentar a nova Portaria Interministerial sobre o tema, que altera a Portaria 4.226/2010.
“Especialistas nacionais e internacionais se reunirão para discutir temas cruciais relacionados à regulamentação do uso da força pelas instituições de segurança pública, incluindo painéis, mesas-redondas e abordagens do Ministério da Justiça em seus programas prioritários direcionados aos profissionais de segurança pública. É um evento muito importante para a Polícia Civil de Roraima”, avaliou.