Corrida Patrulha Maria da Penha ocorre no sábado com mais de 1.500 participantes

A concentração será a partir das 17h, em frente à sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). – Fotos: Semuc/PMBV

Como forma de sensibilizar a população sobre a importância do combate à violência doméstica, o Sindicato das Guardas Municipais de Roraima (SIGMURR), em parceria com as secretarias municipais de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e Gestão Social (Semges), promove a 2ª Corrida Patrulha Maria da Penha. Marcado para este sábado, 24, o evento esportivo terá concentração a partir das 17h, em frente à sede da SMST.

Serão duas largadas, sendo uma de 2,5km e outra de 5 km. A corrida já conta com mais de 1500 inscritos e terá como premiação troféus para os 1º, 2º e 3º nas categorias Masculino e Feminino, além da secretaria municipal com o maior número de inscritos. Quem quiser participar da corrida, mesmo sem receber premiação, poderá comparecer vestindo roupas nas cores branco ou lilás.

“A nossa corrida, que o ano passado foi um sucesso, esse ano vai ser um sucesso maior ainda. As inscrições já se encerraram, mas eu convido a todos que venham participar. Assim, ponha sua camisa lilás ou branca e venha correr conosco por essa causa. Vai ser muitíssimo divertido”, ressaltou a GCM Jessyka Pereira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

A Patrulha

Criada em agosto de 2015, é composta por 16 guardas, sendo 8 mulheres e 8 homens. Seu principal objetivo é garantir o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPUs), expedidas pelo Poder Judiciário. Esse apoio às vítimas ocorre devido ao termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Roraima.

Nos últimos dois anos, 3.760 medidas protetivas foram acompanhadas e 19.037 visitas feitas. Os dados também registram 95 conduções de agressores por descumprimento e 28 por violência doméstica, além de crimes comuns. Desde 2016, foram 6.391 medidas protetivas acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.

Para fortalecer esse trabalho, no último dia 7 foi inaugurada a “Sala Lilás”, espaço criado na sede da Patrulha Maria da Penha, no bairro Caranã, que vai assegurar o atendimento adequado às vítimas de violência doméstica. Com apoio de profissionais capacitados, as mulheres serão encaminhadas por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Kits da Corrida

Aos inscritos, a entrega dos kits ocorrerá nos dias 21 e 22, das 9h às 18h (sem intervalo para o almoço), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizada na Av. Cap. Júlio Bezerra, 1481, 31 de Março. Para mais informações: 95 99118-5835

Veja também

Topo