Para garantir a imunização completa dos internos da PAMC (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo), nesta terça-feira, 5, o Governo de Roraima, por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), iniciou a vacinação da terceira dose da vacina contra a covid-19. A expectativa é atender 1.825 reeducandos.
A ação é resultado de uma parceria com a Sesau (Secretaria de Saúde) que disponibiliza os profissionais e materiais necessários para realizar essa força tarefa em prol da saúde da população carcerária.
Uma vez que este público se encontra recluso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, e a atual gestão tem trabalhado para assegurar dignidade a eles.
Conforme pontuou o secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, esta é mais uma prova do compromisso da gestão com o público privado de liberdade. “Esta parceria estre as Secretarias vem trazendo benefício aos reeducandos. O de Governo de Roraima continua trabalhando para a prevenção de doenças no sistema prisional”, complementou.
A primeira dose da vacina contra a covid-19 foi aplicada em agosto de 2021 e alcançou 2.625 internos na PAMC, Cadeia Masculina e Feminina. A população carcerária recebeu a segunda dose em novembro do mesmo ano.
“Já executamos as doses anteriores e o nosso trabalho é garantir a imunização de toda a população carcerária. Com a vacina, evitamos a propagação do vírus e principalmente o agravamento de casos da covid-19”, explicou o diretor do departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesau, José Vieira.
Os trabalhos de imunização na PAMC seguem até o final da semana e também atenderão aos servidores da unidade prisional. Nesta ação, além da vacina contra a covid-19, eles também serão vacinados contra a Influenza.
As demais Unidades Prisionais do Estado já foram atendidas conforme cronograma de vacinação.
Bárbara Araújo