Creches de Boa Vista devem aplicar questionário de verificação modificada para autismo em crianças

De autoria dos vereadores Ítalo Otávio e Thiago Fogaça, a Lei institui a aplicação do questionário M-CHAT nas escolas da rede municipal de Boa Vista. – Foto: Ascom Parlamentar

Foi publicado em Diário Oficial do Município de Boa Vista de segunda-feira, 9, a Lei 2.651 de 26 de agosto de 2024 de autoria dos vereadores Ítalo Otávio (Republicanos) e Thiago Fogaça (MDB) que institui a aplicação do questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers), que em sua tradução significa Lista de Verificação Modificada para Autismo em Crianças.

O M-CHAT tem o objetivo de prever o rastreamento de sinais precoces do autismo e deverá ser aplicado às crianças matriculadas nas unidades de ensino. O questionário é um instrumento de triagem composto por 23 itens com respostas sim ou não, que pode ser respondido por pais ou responsáveis de crianças.

“É um relatório que vai ajudar os profissionais da educação e os pais na identificação dos sinais do autismo, mas é importante destacar que o diagnóstico só pode ser concluído após exames e o atendimento médico”, explicou Ítalo.

Não é uma lei que vai onerar aos cofres públicos, não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes, porque são aplicados nos pais ou cuidadores das crianças.

Veja também

Topo