Crianças e pré-adolescentes atendidos pelo Teamarr visitam Bosque dos Papagaios em Boa Vista

Ação faz parte de uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento da interação social entre crianças e adolescentes atípicos do Centro de Acolhimento da ALE-RR. – Fotos: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

Uma turma de crianças e pré-adolescentes atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), tiveram um momento lúdico no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, na tarde desta terça-feira, 27, em Roraima, como parte das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais da instituição.

O passeio pelo bosque rendeu sorrisos, troca de conhecimento, uma alegria contagiante e muita diversão para os pequenos e aos pais que os acompanharam. Aves como araras e papagaios, mamíferos e até jabutis encantaram a quem esteve por lá.

Psicóloga do Teamarr, Diana Xaud

Conforme a psicóloga do Teamarr que faz parte do projeto, Diana Xaud, a iniciativa ocorre pensando na socialização das crianças, em oportunizar um momento divertido e de conhecimento, bem como de trabalhar os sentidos e em proporcionar o desenvolvimento de habilidades sociais, tão importante para pessoas autistas.

“As turmas são divididas por idades e por habilidades também. E as atividades são pensadas realmente no desenvolvimento de habilidades de interação social, de comunicação, de expressão de sentimentos”, informou Diana, acrescentando que ocorrerão outros passeios para as demais crianças e adolescentes atendidos pelo Teamarr.

A dona de casa Noreyk Nunes é mãe do Carlos Henrique, de 7 anos, que tem como consequência do autismo a hipersensibilidade aos sons. Ela estava acompanhando o filho, que disse gostar bastante do passeio, e notou uma rápida adaptação dele no ambiente. Atendido há três meses no Teamarr, o menino já mostra desenvolvimento social.

Dona de casa Noreyk Nunes

“Para nós é gratificante participar deste momento. Vejo ele surpreso e envolvido com a natureza, então é uma terapia tanto para ele quanto para mim. Só tenho a agradecer ao Teamarr porque meu filho está se desenvolvendo muito bem”, disse a dona de casa, que também tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como os outros três filhos dela.

Quem acompanhou a turma no passeio foi o médico-veterinário do parque ecológico, Rodrigo Oliveira. Ele ressaltou que o principal objetivo do lugar é propiciar educação ambiental para que as pessoas possam entender o motivo de os animais estarem no bosque e conscientizar sobre a proteção desses bichos.

“A equipe mantém essa fauna com alimentação, com acompanhamento médico-veterinário e com tratamento ao longo do dia, todos os dias, bem como abre esse espaço para que as pessoas comecem a entender sobre o processo de conscientização ambiental”, explicou, reforçando que toda visitação é bem-vinda.

Veterinário do Bosque, Rodrigo Oliveira

Os registros fotográficos do passeio ao Bosque dos Papagaios podem ser conferidos no Flickr da Assembleia Legislativa.

Grupo de Habilidades Sociais

Desenvolvido por profissionais da Psicologia e Psicopedagogia do Teamarr, o Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais iniciou no mês de junho de 2024 com uma programação que busca promover a comunicação, interação social e independência entre esse público.

Entre as atividades realizadas, estão uma sessão de cinema adaptada; contação de histórias alusivas e interativas; e plantação de horta na sede do Teamarr. O ciclo de passeios vai seguir com outras crianças e adolescentes ao longo do ano.

Bruna Cássia

Veja também

Topo