
O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) participou de uma diligência conjunta no Hemoraima e nas Agências Transfusionais do Hospital Geral de Roraima (HGR) e do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. A fiscalização foi organizada pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e contou, também, com o apoio da Vigilância Sanitária. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17.
Conforme a conselheira fiscal do Departamento de Fiscalização (Defis) do CRM-RR, Lívia Moura, o objetivo foi verificar a situação quanto à estrutura dos locais, atendimento das normas técnicas e sanitárias aplicáveis, além do abastecimento e estoque dos insumos, hemocomponentes e reagentes nas unidades.
O conselheiro fiscal Mauro Asato informou que a distribuição dos hemocomponentes encontra-se em estado crítico. Essa situação põe em risco o fornecimento de sangue para os centros cirúrgicos e para as emergenciais.
“A partir disso, iremos elaborar um relatório e apresentar junto ao MPRR e à Vigilância Sanitária, para mostrar a situação crítica no estado em relação à distribuição de sangue e hemocomponentes”, finalizou.